Brasil deve fechar acordo para produzir vacina de Oxford, diz ministro

O Brasil deve fechar nos próximos dias um acordo para produzir a vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Universidade Oxford.
O anúncio foi feito nesta terça, 23, pelo ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, durante uma audiência virtual com deputados e senadores na Comissão mista do Congresso que acompanha as ações relacionadas ao novo coronavírus.
De acordo com o general, o compromisso de participação a ser assinado com a Universidade de Oxford e uma farmacêutica britânica é para que o Brasil tenha liberdade de produzir a vacina, que já está em testes no país em 3 mil voluntários.
“Estamos fechando com a Casa Civil o compromisso de participação do Brasil, estamos em ligações paralelas bem adiantadas com as universidades, envolvendo a Fiocruz e a BioManguinhos. A Casa Civil está analisando a assinatura para os próximos momentos, hoje ou amanhã, ainda nessa semana”, afirmou o ministro interino da Saúde.
“É o objetivo número um do SUS que a gente tenha acesso e entrada direto junto à estrutura de fabricação”, disse.
Testagem
Na audiência o ministro interino também anunciou que o Ministério da Saúde vai lançar uma nova orientação para considerar exame clínico em notificações de covid-19.
“Ela prevê que o diagnóstico clínico é soberano e nossos médicos têm sim capacidade e direito de diagnosticar o paciente e dar o protocolo de atendimento que ele achar. O diagnóstico clínico passa a ser base de dados para que possamos compreender a evolução da doença e não ficar apenas imaginando se o teste tem 30% de erro, de foi feito na hora errada”, concluiu o ministro interino da Saúde.
Com informações do JR e AgênciaCâmara

Após boicote de Níkolas Ferreira, chef Júlio Ritta serve picanha a 500 pessoas com fome; vídeo
Força Nacional vai proteger aldeias Guarani Kaiowá que sofreram ameaças e violência política
Cearense de 24 anos conquista ouro em competição mundial de Física e bate recorde brasileiro
Filha de faxineira vira médica no mesmo hospital onde a mãe trabalha há 23 anos
Cenoura está de volta! Personagem de Matheus Nachtergaele retorna em Cidade de Deus após 24 anos
Desemprego cai para 5,2% no Brasil, menor nível da história, e número de trabalhadores bate recorde
Rafael Câmara conta como é ser o primeiro piloto a representar o Nordeste na Fórmula 1
Nova carteira de identidade já pode ser pedida pelo celular; veja como
Chef vende comida italiana na praia em SP e faz sucesso com nhoque e talharim na areia; vídeo
Direita e esquerda se unem e aprovam PEC da Segurança Pública por unanimidade no Senado
Mega da Virada abre apostas: prêmio será de R$ 1 bilhão e sorteio terá nova data; veja quanto rende
13º salário de 2026: primeira parcela deve ser paga este mês; veja as datas