Cientistas criam fígado em laboratório e transplante não dá rejeição

Cientistas da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, criaram pequenos fígados, a partir de células da pele humana. A pesquisa deles saiu em artigo na Cell Reports.
O artigo mostra que, além de criar os fígados em laboratório, os cientistas também conseguiram transplantar com sucesso em ratos e os minúsculos órgãos continuaram funcionando normalmente após os transplantes, ou seja, não houve rejeição.
“O que estamos planejando fazer é começar a criar mini-órgãos humanos que sejam universais. Isso mudaria o paradigma dos transplantes “, explicou o co-autor do artigo, Alejandro Soto-Gutiérrez, da Universidade de Pittsburgh.
Como
O procedimento semelhante à ficção científica usou células da pele de adultos, alterando geneticamente certos genes e fatores de transcrição, para criar o que é conhecido como “células-tronco pluripotentes”.
Em 2006, o campo pioneiro da edição genética levou os cientistas a descobrir que eles podem simplesmente pegar qualquer célula de um adulto vivo e transformá-la em uma célula-tronco pluripotente.
“Pluri”, que significa pluralidade, indica sua capacidade de transportar o código genético de todos os tipos de órgãos, e é assim que eles podem se tornar células hepáticas.
Transplantes
De acordo com a Clínica Mayo, o número de pessoas nas listas de espera para transplantes de fígado excede em muito a quantidade de doadores de fígado disponíveis.
E custa caro: a revista médica Inverse relata que nos EUA o custo médio de um transplante, responsável por todo o procedimento, é de cerca de US $ 812.000 – mais de R$ 4 milhões.
Futuro
Se tudo der certo, o método e a tecnologia anunciados pela Universidade de Pittsburgh poderão produzir enxertos hepáticos e prolongar a vida das pessoas que aguardam na lista de transplantes.
“O objetivo a longo prazo é criar órgãos que possam substituir a doação de órgãos, mas, no futuro próximo, vejo isso como uma ponte para o transplante”, disse Soto-Gutiérrez à Inverse.

“Eu te amo SUS”, declara grávida do Alasca após atendimento em hospital do Rio; vídeo emociona
Ciência vai estudar irmãs brasileiras centenárias para descobrir segredo da longevidade
Caneta emagrecedora começa a ser testada no SUS em 250 pacientes: fim da bariátrica?
Terapia contra câncer leva 5 pacientes com lúpus à remissão e devolve sonhos: “minha vida mudou”
Fim da ressonância? Scanner corporal por ultrassom mapeia organismo em 1 minuto: mais barato e na piscina
Anvisa aprova remédio contra ondas de calor da menopausa sem uso de hormônios
Menino de 3 anos é resgatado após 6 dias sob os escombros na Venezuela: “milagre”
Nadadora brasileira de 56 anos entra para o Guinness após completar travessia mais difícil do país
‘O Diabo Veste Prada 2’ em casa: filme vai estrear no streaming este mês
Argentina x Cabo Verde: brasileiro já sabe para quem vai torcer; veja motivos
Pato salva galinha e carrega a ave nas costas em resgate emocionante na China; vídeo
Idosa reencontra irmão perdido após 73 anos graças ao LinkedIn; parente vivo mais próximo