UFPB cria inseticida de sisal que mata mosquito da Dengue

Além do coronavírus, o Brasil também tem se preocupar com a Dengue e uma pesquisa feita na UFPB, Universidade Federal da Paraíba desenvolveu um inseticida à base de sisal, que mata rapidamente o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e a chikungunya.
E o melhor: o inseticida é barato, tem ação rápida e não é tóxico para outros animais.
A informação foi divulgada pela UFPB, que conduziu as pesquisas em parceria com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Como
O inseticida é produzido a partir do extrato de agave (sisal), planta cultivada em regiões semiáridas.
A planta é utilizada em sua versão híbrida, uma variante melhorada geneticamente em laboratório, para obter uma planta mais resistente a pragas.
A universidade afirmou que a eficácia do inseticida já é comprovada para eliminar o mosquito Aedes aegypti em qualquer uma de suas fases de vida (ovo, larva, pupa ou adulto).
Produção
O próximo passo é conseguir empresas que possam produzir esse inseticida em escala comercial.
“Nem a UFPB e nem a Embrapa têm condições de produzir, de tornar o inseticida comercializável. Então, para isso, precisamos de um agente externo, que seria uma indústria”, explica a pesquisadora Fabíola Cruz, coordenada da pesquisa e professora do Departamento de Biologia Celular e Molecular da UFPB.
Segundo ela, a Agência de Inovação Tecnológica (Inova) está fazendo essa articulação com o setor privado.
Se tudo der certo, também haverá geração de renda para os produtores de sisal na Paraíba.
“Hoje, os produtores que vivem da cultura do sisal têm a sua renda muito diminuída porque a planta vem perdendo importância. Já teve muita relevância no passado, porque a fibra do sinal era muito utilizada na indústria, e hoje está sendo substituída por fibra sintética. Quando a gente faz uma descoberta como essa, isso volta a tornar o sisal importante”, concluiu a professora.

Mulher consegue salvar 3 gatinhos após a casa ser destruída pela enchente
Quem é o empresário que adotou Pretinha, melhor amiga do cão Orelha; ela está doente
Caneta emagrecedora semaglutida reduz risco cardiovascular; aprovada pela Anvisa
Programa ‘Gás do Povo’ é aprovado pelo Senado; botijão gratuito para famílias de baixa renda
Orelha: como software francês ajudou a localizar autor da agressão ao cachorrinho
Começa Semana de Cinema com ingressos a R$ 10; veja os filmes
Itamaraty abre concurso público para 2026; salário inicial de R$ 22,5 mil
Pix: novas regras aceleram devoluções e dificultam a vida de golpistas
Dona Beja da HBO é mais atrevida e defende direitos das mulheres e minorias; assista
Cachorros treinados conseguem farejar câncer antes de a doença aparecer; pesquisa
‘O Diabo veste Prada 2’: sai trailer oficial; personagens icônicos de volta
Adolescente de 13 anos nada 4 horas em alto-mar e salva família à deriva; herói