Universitários criam campanha pra alunos da rede pública sem internet

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Universitários criam campanha pra alunos da rede pública sem internet
Foto: reprodução

Alunos da Universidade de São Paulo começaram uma campanha pra que alunos da rede pública tenham acesso à internet.

Trata-se de uma junção de duas campanhas, a Adote um Estudante, promovida pela Fono Júnior – empresa júnior da Faculdade de Odontologia da USP em Bauru (FOB) – e a Ajude um Estudante, lançada pela Unesp, coordenada pela professora Vera Lúcia Messias Fialho Capellini.

A primeira busca empresas e pessoas dispostas a prover internet. Já a segunda busca doações de dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores. Juntas, as campanhas irão beneficiar estudantes da rede pública de Bauru.

“O número de alunos que poderemos ajudar depende dos dispositivos eletrônicos que a Unesp conseguir coletar, além do número de investidores externos que nos ajudarem com os planos de internet”, explicou Giulia Ito, presidente da Fono Júnior.

Campanhas

As aulas que a equipe têm na Universidade incentivaram o projeto.

“A gente estuda que os princípios da telessaúde envolvem uma infraestrutura mínima para que os serviços a distância aconteçam. Internet estável de banda larga e um dispositivo eletrônico são dois aspectos necessários.

Quando levamos isso para a educação, vimos que apesar de os professores darem as aulas, os alunos não tinham essa estrutura básica.”

Os estudantes, então, decidiram entrar em contato com as professoras Luciana Paula Maximino e Aline Roberta Aceituno da Costa, para coordenar a campanha pela USP.

“Quando estávamos colocando o projeto no papel veio a notícia de que a Unesp lançou a campanha de arrecadar os dispositivos celulares e dispositivos eletrônicos. Então pensamos em complementar nossa campanha com a Unesp, nossa universidade irmã.”

Como contribuir

Para contribuir com o projeto, é possível doar dispositivos eletrônicos ou contribuir com planos de internet.

Os dispositivos estão sendo recolhidos em pontos de coletas localizados em unidades do Supermercado Confiança e na Portaria 1 do campus da Unesp em Bauru, no interior de São Paulo.

É possível doar também em dinheiro pelo site Parceiro Unesp, para que os organizadores possam adquirir os aparelhos para os estudantes excluídos digitalmente.

Para prover planos de internet, entre em contato com a empresa júnior pelo e-mail fonojunior.usp@gmail.com.

A intenção é arrecadar planos de internet que durem até dezembro deste ano. Veja outras informações no edital do projeto.

Segundo dados da Unicef, 4,8 milhões de adolescentes e crianças brasileiras enfrentam dificuldades para estudar em casa, nesta pandemia.

Com informações do Jornal da USP