Brasileira vende materiais recicláveis pra chegar ao topo do Everest

A montanhista brasileira Aretha Duarte quer chegar ao topo do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo – 8.848 metros acima do nível do mar – e pra isso não mede esforços.
Pra conseguir os 220 mil reais que precisa para chegar ao Himalaia, Aretha trava uma jornada diária desde março fazendo exercícios físicos e buscando material reciclável pra vender e arrecadar dinheiro.
Ela tem 36 anos, mora no Jardim Capivari, na periferia de Campinas, no interior de São Paulo e pode se tornar a primeira pessoa negra brasileira a chegar ao topo do Everest, em 2021.
“É uma ótima oportunidade para dar visibilidade e representatividade aos negros, à periferia, à mulher”, afirmou Aretha Duarte em entrevista ao SóNotíciaBoa.
Ela revelou que estaria no Nepal em março deste ano como guia de um grupo de trekkers ao Campo Base do Everest, mas a pandemia, que adiou o trabalho, não fez a brasileira desistir do sonho, que já conta com o apoio de diversos artistas na página dela no Instagram.
A ideia
Aretha decidiu fazer a viagem depois de uma foto que viu em dezembro de 2019. Ela ficou maravilhada e disse pra si mesma: “eu quero estar nesse lugar. Eu posso estar nesse lugar”.
“A foto do Vale do Silêncio, um trecho do Everest que está entre 6.100 e 6.400 metros de altitude. É um lugar lindo, um vale gigantesco, coberto por neve, cercado por picos acima de 7 mil metros, quando vi fiquei maravilhada e com uma vontade inexplicável de visitar este lugar!”, afirmou.
História
A brasileira é apaixonada por diversidade cultural, viagens, conhecimento, montanhas e pelos desafios, não só nas montanhas como também na vida pessoal.
Graduada em Educação Física, com especialização em Fisiologia, Bioquímica, Nutrição e Treinamento Esportivo, ela atua no montanhismo e atividades outdoor desde 2004.
Aretha tem experiência em trekking e escaladas nacionais e internacionais:
- Argentina – Expedições ao Monte Aconcágua (6.962m),
- Bolívia – Expedição Pequeno Alpamayo (5.450m) e Expedição Huayna Potosi (6.088m)
- Equador – Expedição aos Vulcões do Equador (5.897m)
- Nepal – Trekking ao Campo Base do Everest (5.350m)
- Venezuela – Expedição ao Monte Roraima
- Rússia – Expedição ao Monte Elbrus (5.642m)
- Tanzânia – Expedição ao Monte Kilimanjaro (5.895 m)
Vaquinha
Além da venda de materiais reciclados, foi criada a campanha #ArethaNoEverest, com uma vaquinha pra ajudar Aretha a realizar o sonho.
Clique aqui para ajudar
Assista ao vídeo:
Por Rinaldo de Oliveira da redação do SóNotíciaBoa

Roberto Justus vai construir 5 mil casas populares no MS com tecnologia mais rápida e barata
Após enigma, pré-venda para o filme “Michael” no Brasil é confirmada pela Universal: 7 de abril
SUS terá imunoterapia de alto custo contra 40 tipos de câncer; produzida pelo Butantan
Menino de 12 anos faz vestibular para treinar e é aprovado em Matemática na UERJ
Tráfico de africanos escravizados foi o “crime mais grave contra a humanidade”; ONU pede reparação
Dona Beja: Grazi Massafera se supera e empoderamento feminino da cortesã é sucesso no mundo; vídeo
Bombeiros encontram 4 gatinhos quase sem vida em incêndio e o melhor acontece
Pinguins entram em lar para idosos e fazem a alegria de vovôs e vovós; fotos emocionantes
Idosa libanesa salva 40 gatos dos ataques israelenses: “abandonaria seus filhos?”, vídeo