Brasileira vende materiais recicláveis pra chegar ao topo do Everest

A montanhista brasileira Aretha Duarte quer chegar ao topo do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo – 8.848 metros acima do nível do mar – e pra isso não mede esforços.
Pra conseguir os 220 mil reais que precisa para chegar ao Himalaia, Aretha trava uma jornada diária desde março fazendo exercícios físicos e buscando material reciclável pra vender e arrecadar dinheiro.
Ela tem 36 anos, mora no Jardim Capivari, na periferia de Campinas, no interior de São Paulo e pode se tornar a primeira pessoa negra brasileira a chegar ao topo do Everest, em 2021.
“É uma ótima oportunidade para dar visibilidade e representatividade aos negros, à periferia, à mulher”, afirmou Aretha Duarte em entrevista ao SóNotíciaBoa.
Ela revelou que estaria no Nepal em março deste ano como guia de um grupo de trekkers ao Campo Base do Everest, mas a pandemia, que adiou o trabalho, não fez a brasileira desistir do sonho, que já conta com o apoio de diversos artistas na página dela no Instagram.
A ideia
Aretha decidiu fazer a viagem depois de uma foto que viu em dezembro de 2019. Ela ficou maravilhada e disse pra si mesma: “eu quero estar nesse lugar. Eu posso estar nesse lugar”.
“A foto do Vale do Silêncio, um trecho do Everest que está entre 6.100 e 6.400 metros de altitude. É um lugar lindo, um vale gigantesco, coberto por neve, cercado por picos acima de 7 mil metros, quando vi fiquei maravilhada e com uma vontade inexplicável de visitar este lugar!”, afirmou.
História
A brasileira é apaixonada por diversidade cultural, viagens, conhecimento, montanhas e pelos desafios, não só nas montanhas como também na vida pessoal.
Graduada em Educação Física, com especialização em Fisiologia, Bioquímica, Nutrição e Treinamento Esportivo, ela atua no montanhismo e atividades outdoor desde 2004.
Aretha tem experiência em trekking e escaladas nacionais e internacionais:
- Argentina – Expedições ao Monte Aconcágua (6.962m),
- Bolívia – Expedição Pequeno Alpamayo (5.450m) e Expedição Huayna Potosi (6.088m)
- Equador – Expedição aos Vulcões do Equador (5.897m)
- Nepal – Trekking ao Campo Base do Everest (5.350m)
- Venezuela – Expedição ao Monte Roraima
- Rússia – Expedição ao Monte Elbrus (5.642m)
- Tanzânia – Expedição ao Monte Kilimanjaro (5.895 m)
Vaquinha
Além da venda de materiais reciclados, foi criada a campanha #ArethaNoEverest, com uma vaquinha pra ajudar Aretha a realizar o sonho.
Clique aqui para ajudar
Assista ao vídeo:
Por Rinaldo de Oliveira da redação do SóNotíciaBoa

 Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças” Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR