Laptop de madeira à energia solar vai ajudar 1.200 alunos carentes

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Laptop de madeira à energia solar vai ajudar 1.200 alunos carentes
Laptop de madeira - Foto: divulgação

Uma empresa criou um laptop ecológico feito de madeira, carregado à energia solar – que dura até quinze anos – e vai doar para que alunos carentes possam estudar.

A Wawa Laptop abriu uma campanha para construir 1.200 notebooks ecológicos e democratizar o acesso à tecnologia, principalmente nesta época de pandemia e ensino à distância.

“Há mais de 2 milhões de crianças peruanas sem acesso a um computador”, diz Ricardo Rodríguez, diretor da empresa, que fica no Peru.

Wawa, o nome do laptop, significa “criança” no idioma quíchua.

O primeiro projeto tecnológico que desenvolveram com laptops ecológicos foi em benefício das crianças de Iñapari, na fronteira entre o Brasil e o Peru.

No ano passado, eles beneficiaram alunos de San Juan de Lurigancho, Santa Clara (em Ate) e Santa Rosa (em Ancón) com 50 laptops.

A campanha

Agora a campanha, lançada no mês passado, quer arrecadar 1.200 laptops verdes. A resposta foi favorável.

As beneficiadas serão famílias que não receberam voucher ou cesta básica do Governo, mas que se preocupam com a educação dos seus filhos.

Cada laptop custa 1.450 soles – quase R$ 2.200-  mas devido à situação do coronavírus o valor baixou para 1.199 soles – quase R$ 1.800.

O laptop

O Wawa Laptop 2.0 é produzido em MDF e facilmente desmontável.

A ideia é que os usuários possam atualizar as peças facilmente.

O software baseado no sistema operacional Linux também garante mais liberdade de criação e desenvolvimento.

O carregamento por energia solar possibilita o uso em regiões que contam com redes de energia elétrica.

A empresa

Em 2015, o grupo criou a empresa Wawa Laptop, para levar recursos tecnológicos a crianças e escolas de diversas regiões dos Andes e da Amazônia peruana.

A empresa já é conhecida no país por produzir próteses impressas em 3D de baixo custo para melhorar a qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais. Elas saem por US $ 900, contra os US $ 35.000 das existentes no mercado.

Laptop de madeira - Foto: divulgação

Laptop de madeira – Foto: divulgação

Com informações do ElPeruano