EUA começam a testar em humanos possível cura do HIV

Os EUA vão começar a testar no mês que vem, em humanos, uma terapia genética tida como “uma possível cura” para o HIV.
A FDA – Food and Drug Administration (a Anvisa dos EUA) autorizou no último dia 11 a AGT, American Gene Technologies, começar a fase 1 de testes em seres humanos.
A notícia foi revelada pela revista científica norte-americana Outsourcing Pharma.
“Esta é uma notícia importante de que temos a aprovação do FDA para lançar a fase I e conduzir nossos primeiros testes em humanos… Estamos muito entusiasmados… Isso nos aproxima do nosso objetivo de transformar vidas com a medicina genética”.”, disse David Pauza, Diretor de Ciência da AGT anunciando a novidade.
Terapia genética
A droga, chamada AGT103-T, é uma terapia genética de dose única baseada em vetores lentivirais desenvolvida para eliminar o HIV.
É um produto celular geneticamente modificado feito das próprias células de uma pessoa.
A abordagem da AGT é única por focar na reparação dos principais danos ao sistema imunológico causados pelo HIV.
O medicamento terapêutico deve atuar para remover células infectadas do corpo e diminuir, ou eliminar, a necessidade de tratamento antirretroviral vitalício.
O AGT103 é feito de células sanguíneas e leva 11 dias para aumentar as células T que combatem o HIV.
Ele usa terapia genética para ajudar essas células a sobreviverem no corpo.
O produto, de acordo com a AGT demonstra a capacidade de se livrar do HIV quando entra em contato com o vírus e células humanas infectadas com HIV.
Os testes
Os testes devem começar em setembro – nas Universidades de Maryland, Washington e Georgetown.
Os primeiros resultados dos testes devem sair no final do ano.
David Pauza disse que há “altas chances de o medicamento ser eficaz”, por tudo que se analisou até agora nos estudos.
A caracterização de AGT de AGT103-T foi feita em colaboração com pesquisadores do governo do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), parte do National Institutes of Health
De acordo com a UNAIDS, mais de 38 milhões de pessoas vivem atualmente com o HIV.
Atenção
É importante lembrar que pessoas que já estão em tratamento contra HIV não devem parar de tomar seus medicamentos.
E que ninguém deve abrir mão de medidas de prevenção de contágio como camisinha.
Com informações da GlobeNewsWire e OutSourcingPharma

Terapia brasileira reduz câncer em 87% e governo vai investir R$ 100 milhões na pesquisa
Novo tratamento contra câncer no sangue é aprovado na Europa e pode ser feito em casa
Lilly anuncia nova injeção em dose única que baixa colesterol em 66%; desliga o gene
Maca hospitalar por controle de voz criada por brasileiros ganha prêmio em Portugal
Médicos aplaudem de pé novo remédio contra câncer de pâncreas: dobra sobrevida e reduz mortes em 60%
Fiocruz vai produzir remédio de alto custo contra esclerose múltipla para SUS
Jennifer Lopez chora ao falar de Ainda Estou Aqui e emociona Fernanda Torres; vídeo
Filha de brasileira vence 28 candidatos e será juíza federal nos Estados Unidos
Maqueiro herói entra em rio e salva criança autista que estava se afogando no RJ
Alison dos Santos é ouro de novo, agora em Oslo e segue invicto; o Piu voa!
Rayssa Leal entra para lista da Time das pessoas mais influentes do mundo
Copa do Mundo: lojas e shoppings vão liberar funcionários antes dos jogos do Brasil, no DF