Pacientes graves de covid melhoram com remédio contra artrite, diz estudo

Um medicamento para artrite reumatóide pode ajudar a melhorar as condições de pacientes graves de Covid-19, internados com problemas respiratórios. Atenção: o remédio não deve ser usado para prevenção e não representa cura para a doença.
O Tocilizumab, vendido sob a marca Actemra, é um medicamento com propriedades antiinflamatórias que os cientistas acreditam poder controlar a reação exagerada do sistema imunológico ao vírus. O remédio tirou pacientes graves da ventilação.
No estudo, publicado na revista científica Medical Xpress, a equipe de pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, analisou citocinas em 91 pacientes com diagnóstico de SRC – Síndrome de Liberação de Citocina.
Os cientistas descobriram que as citocinas causam níveis elevados de PAI-1, uma proteína que causa pequenos coágulos sanguíneos em vasos por todo o corpo, incluindo os pulmões.
As injeções de tocilizumabe para artrite diminuíram os níveis de PAI-1 no sangue, bem como os de outras citocinas.
Melhora
Sete pacientes que receberam doses da droga tiveram sintomas reduzidos de febres e foram capazes de sair de ventiladores e oxigenoterapia.
Nos casos de COVID-19, a doença causada pelo vírus, as tempestades de citocinas podem desencadear desconforto respiratório, o que pode levar à falência de vários sistemas de órgãos e morte.
Atualmente, o tocilizumabe não é aprovado pela Food and Drug Administration dos EUA para uso em pacientes com coronavírus.
Com informações do Daily Mail

Médicos brasileiros fazem cirurgia inédita e salvam recém-nascida com problema congênito no coração
Remédio contra colesterol reduz risco de infarto em 30%, revela estudo
Vitamina B3 pode reverter gordura no fígado, descobrem cientistas
Primeiro porco clonado no Brasil nasce em SP e pode salvar milhares de vidas humanas
Exame de sangue brasileiro que detecta câncer de mama em estágio inicial chegará ao SUS
Mounjaro em pílula é aprovado nos EUA; chega de injeção
México copia o SUS do Brasil e anuncia sistema de saúde gratuito para todos
Jovem herói que salvou 7 pessoas em incêndio disse para a mãe que “apenas caiu”; homenagem
Caramelo que vivia nas ruas de Fortaleza é adotado e se muda para a Suíça
Restaurante dos sortudos já fez 5 clientes ganharem na loteria e ficarem milionários
Dólar derrete após cessar fogo no Irã; menor nível desde maio de 2024
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo