Inventora de 15 anos é escolhida como capa da Times: ‘Garota do Ano’

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Inventora de 15 anos é escolhida como capa da Times: ‘Garota do Ano’
Foto: Divulgação

Pela primeira vez, a icônica TIME Magazine escolheu o “Kid of the Year”, “Criança ou Garota do Ano”: uma cientista e inventora de 15 anos de Denver, Colorado, nos EUA.

A adolescente prodígio Gitanjali Rao já inventou diversas coisas, incluindo um dispositivo de detecção de chumbo – que é capaz de encontrar o elemento químico na água potável – e um aplicativo que detecta cyberbullying usando IA – Inteligência Artificial.

Gitanjali foi escolhida entre 5.000 americanos de 8 a 16 anos, grupo que mais tarde foi reduzido a cinco finalistas.

Para a cientista mirim, é apenas um de seus muitos prêmios. Gitanjali tinha apenas 11 anos quando ganhou o Young Scientist Challenge por seu dispositivo de detecção de chumbo.

A “Garota do Ano” de 2020 da TIME já esteve na lista da Forbes no ano passado.

Entrevista à Angelina Jolie

Gitanjali Rao foi entrevistada pela atriz e ativista Angelina Jolie para a revista TIME .

“Não pareço uma cientista típica. Tudo o que vejo na TV é que ele é um cientista mais velho, geralmente branco ”, disse a jovem à Angelina.

“Meu objetivo mudou para, não apenas de criar meus próprios dispositivos e resolver problemas do mundo, mas para inspirar outros a fazerem o mesmo também. Porque, por experiência própria, não é fácil quando você não vê ninguém como você. Então, eu realmente quero transmitir esta mensagem: se eu posso fazer isso, você pode fazer, e qualquer um pode fazer ”, afirmou.

Cyberbullying

“Você digita uma palavra ou frase e é capaz de pegá-la se for intimidação, e dá a você a opção de editá-la ou enviá-la do jeito que está”, explicou Gitanjali Rao sobre o Kindly – um aplicativo que usa tecnologia de inteligência artificial para detectar os primeiros sinais de cyberbullying.

“O objetivo não é punir. Como um adolescente, eu sei que os adolescentes tendem a atacar, as vezes. Em vez disso, dá a você a chance de repensar o que está fazendo e saber o que não fazer da próxima vez ”, ela continuou.

Parceria com a Nickelodeon

A fim de encontrar a Garota do Ano, a revista TIME se juntou à Nickelodeon.

Eles pesquisaram nas redes sociais e em distritos escolares dos Estados Unidos.

Todos os cinco finalistas da competição receberão um prêmio em dinheiro e serão homenageados durante um especial de TV.

Com informações do Bored Panda