Portugal começa a vacinar população neste domingo: Covid

967
Portugal vai iniciar vacinação - Foto: Reuters/Pool
Portugal vai iniciar vacinação - Foto: Reuters/Pool

Os patrícios conseguiram! O governo de Portugal anunciou que a vacinação contra a Covid-19 começa no próximo domingo, dia 27, logo após o Natal.

O Primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech chega esta semana com 9.750 doses.

Os primeiros a receber a dose são os profissionais de saúde, que trabalham na linha da frente nos maiores hospitais.

“No dia 24 ou no dia 26 [chegam as primeiras doses]. A distribuição ocorrerá em simultâneo nos 27 Estados-membros da União Europeia. Já está fechado o acordo político de que o início do processo de vacinação começará em todos os países entre os dias 27 e 29 de Dezembro”, disse Francisco Ramos, coordenador da task force criada pelo Governo português para gerir o plano de vacinação contra a Covid-19.

As próximas doses chegarão em janeiro.

“Depois o que está confirmado é a entrega de cerca de 300 mil doses em Janeiro, 420 mil na primeira semana de Fevereiro e 490 mil na primeira semana de Março”, afirmou Francisco Ramos.

Vacinação em outros países

O uso da vacina contra a COVID-19 – desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer com a empresa de biotecnologia alemã BioNTech – foi aprovado na última segunda, 21, pela União Europeia (UE).

Agora, países do bloco, como Alemanha, Portugal, Itália, França e Espanha, começam a se organizar para a imunização de suas populações.

Até o momento, apenas o Reino Unido iniciou a vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) no continente.

Com informações da SIC e  Público