Yoga do Riso resgata alegria e saúde em tempos de pandemia

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Yoga do Riso resgata alegria e saúde em tempos de pandemia
Sorrisos coloridos - Arte: Gerd Altmann / Pixabay

Um método chamado Yoga do Riso tem ajudado a resgatar a alegria, melhorar o bem estar, a consciência e a saúde mental nesses tempos de pandemia, medo, perdas e preocupações.

Os exercícios, que agora são online, fazem com que a pessoa ria bastante. E pode ser um sorriso forçado, sem motivo, ou sem até se piada porque, cientificamente, o cérebro humano não consegue diferenciar entre o riso simulado e o real. Assim, o riso oferece os mesmos benefícios ao corpo.

Criado em 1995 pelo médico indiano Madan Kataria, o Yoga do Riso combina exercícios lúdicos e respiratórios do Yoga com brincadeiras e, ao fazer a pessoa rir, se movimentar e respirar, a prática ajuda a oxigenar organismo.

“Chamamos de Yoga do Riso porque combina exercício lúdicos do riso com técnicas de respiração do yoga – pranayama – explicou ao SóNotíciaBoa Núbia Cássia Oliveira (@nubinhahahaha) Líder do Yoga do Riso no Recife.

Benefícios

E ela lembra alguns benefícios do riso que a gente geralmente não percebe:

– Eleva nosso humor em poucos minutos através da liberação de endorfina, serotonina, dopamina e mantém os efeitos ao longo do dia.

– Diminui os níveis de estresse e fortalece o sistema imunológico, nos fortalecendo contra ansiedade e diversas doenças.

– Oxigena o corpo e o cérebro, nos tornando mais energizados, eficientes e criativos , produzindo e motivando a todos da equipe em qualquer lugar ou área do âmbito profissional.

Depressão

E se rir é gostoso, melhor ainda é saber do impacto que a Yoga do Riso provoca nas pessoas.

Uma das alunas de Núbia, que vamos manter o nome em sigilo, tinha tentado o suicídio duas vezes antes de entrar para a prática.

“Tenho depressão em nível altíssimo, mas tô bem melhor. Agora eu consigo rir… e levar a vida com mais leveza”, afirmou a aluna.

E o melhor: ela diz que melhorou sem gastar um centavo.

“É algo que ajuda as pessoas. Eu mesma não tenho condições de pagar por terapia”, disse.

Pandemia

Hoje o Yoga do Riso está em mais de 100 países, com milhares de Clubes do Riso espalhados por aí.

Mas com a pandemia e o distanciamento social, foi necessário adaptar as aulas que antes eram presenciais e pagas. Hoje são gratuitas e pela internet.

“Tivemos que nos reinventar, criando os clubes do riso on-line nas plataformas Zoom e Instagram e em diversos horários e amorosamente gratuitos”, diz Núbia, que chega a dar aulas para 50 alunos por mês, todas online, de acordo com a disponibilidade dos praticantes.

Mas ela tem planos maiores.

A professora quer levar a experiência do Yoga do Riso ao “mundo corporativo, onde o índice de estresse é muito presente”, concluiu.

Veja uma das aulas:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Nubinhahahaha (@nubinhahahaha)


Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNoticiaBoa – com apoio de Simoni Patuzzi de Souza