Em 2020 a Terra girou mais rápido: maior marca desde 1960

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Em 2020 a Terra girou mais rápido: maior marca desde 1960
Terra - Foto: Reuters/Nasa

Esta notícia é mais curiosa do que boa. Se você acha que o tempo está voando, não é impressão sua. Realmente a Terra girou mais rápido em 2020.

Desde 1960 o planeta não girava tão rapidamente em torno do seu eixo: até 1,5 milissegundos além do normal.

“A Terra está girando mais rápido agora do que em qualquer momento nos últimos 50 anos”, disse o físico Peter Whibberley, do Laboratório de Física Nacional do Reino Unido, ao The Telegraph.

28 dias quebraram o recorde anterior do dia mais curto já documentado: 5 de julho de 2005.

Aquele dia durou 1,0516 milissegundos a menos do que o padrão de 86.400 segundos. Agora, o dia mais curto já registrado durou 0,45 milissegundos a menos do que o recorde anterior.

A última vez em um ano com duração média do dia inferior a 86.400 segundos foi em 1937.

Os motivos, de acordo com os cientistas, são atividade do núcleo derretido do planeta, dos oceanos e da atmosfera.

Mas o grande número de dias velozes em 2020 pode ser um sinal de que a rotação da Terra está acelerando de forma geral, de acordo com TimeAndDate.com.

2021

Cientistas que monitoram a velocidade de rotação da Terra preveem que 2021 será ainda mais curto.

Espera-se que o dia médio dure 0,05 milissegundos a menos de 86.400 segundos, a duração padrão de um dia, conforme determinado por nossos relógios.

E os dias individuais podem durar 1,5 milissegundos a menos. Ao longo de um ano, espera-se que os dias mais curtos totalizem um déficit de cerca de 19 milissegundos.

Se 2021 acabar sendo um ano curto como 2020, os cientistas podem subtrair um segundo.

“É bem possível que um segundo bissexto negativo seja necessário se a taxa de rotação da Terra aumentar ainda mais, mas é muito cedo para dizer se isso é provável que aconteça”, disse Whibberley ao The Telegraph.

“Também há discussões internacionais ocorrendo sobre o futuro dos segundos bissextos, e também é possível que a necessidade de um segundo bissexto negativo impulsione a decisão de encerrar os segundos bissextos para sempre.”

A pesquisa

Para determinar a duração de cada dia na Terra, os cientistas do Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS) medem o momento preciso em que uma estrela fixa passa por um local no céu.

Eles expressam essa medida como Tempo Universal, depois a comparam com o Tempo Atômico, uma escala de tempo calculada por relógios atômicos ultraprecisos. Essa comparação pode mostrar o quanto a velocidade de rotação da Terra está se desviando da norma.

Com informações do The Telegraph