Planetários brasileiros transmitem ao vivo chegada da Primavera

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Planetários brasileiros transmitem ao vivo chegada da Primavera
Foto: Nasa

Todos os planetários do país vão fazer uma transmissão pelo YouTube ao vivo, nesta terça, 22, com participação de astrônomos, pra marcar a chegada da Primavera.

Na sessão virtual exclusiva, os especialistas vão explicar o que acontece no planeta Terra, no chamado equinócio da primavera.

“Quando você vai ao planetário, geralmente você vê (vídeos) sobre o céu da sua cidade.  Na sessão, vamos ver o céu do Brasil”, disse o presidente da Associação Brasileira de Planetários -ABP, José Roberto de Vasconcelos, em entrevista à Agência Brasil.

A sessão começa às 10h, no horário de Brasília, tem duração de 30 minutos e vai terminar exatamente no horário que marca o início da Primavera, às 10h31.

A conversa segue até as 11h. A exibição poderá ser acessada gratuitamente pela internet.

Planetários

Nos planetários, que são uma espécie de cinema, os espectadores sentam-se em poltronas reclináveis, onde observam uma cúpula, onde são projetados conteúdos sobre astronomia e sobre ciência.

Os vídeos são produzidos pelos próprios planetários.

“É como se estivesse ao ar livre olhando para o céu. A função do planetário – embora ele possa apresentar vários tipos de conteúdos diferentes nessa tela em formato de domo – a principal finalidade é fazer um simulação do céu”, explicou Vasconcelos.

Com mais de 100 planetários fixos e itinerantes, o Brasil é, de acordo com o presidente da ABP, o país com o maior número deles em todo o Hemisfério Sul.

Na América, fica atrás apenas dos Estados Unidos. Esses espaços, disse Vasconcelos, ajudam as pessoas a despertar o gosto pela ciência:

“Vivemos em uma sociedade altamente dependente de ciência e tecnologia, mas que poucos entendem o fazer da ciência, como ela funciona. Então, o planetário tem esse papel importante”.

Com informações da Agência Brasil