Brasileiro está entre os 50 heróis do meio ambiente no mundo: pirarucu

O biólogo brasileiro João Campos Silva está na lista dos “Environmental Heroes” – “Heróis do Meio Ambiente”. A lista dos 50 ativistas ecológicos de maior destaque no mundo é da CNN Internacional.
João vive na Amazônia desde 2008 e criou um projeto para proteção do peixe pirarucu, uma espécie comum na região Amazônica, que está ameaçada de extinção.
O projeto dele envolve toda a comunidade local e ensina a importância de preservar a espécie e evitar a pesca predatória.
Para isso, João construiu casas de madeiras perto das águas onde o peixe vive, orientou a população, promoveu a igualdade de gênero e hoje o manejo do pirarucu leva uma renda melhor às comunidades ribeirinhas, que também tem escolas e postos de saúde.
João é diretor do Instituto Juruá, Mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Doutor em Ecologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem Pós-Doutorado na Universidade de Ciências da Vida na Noruega. Hoje ele é pesquisador do INPA e da Universidade Federal de Alagoas.
Em 2018 recebeu o prêmio de Jovem Cientista do Governo brasileiro e em 2019, o prêmio Rolex de Conservação.
O peixe
Chegando a medir até três metros de comprimento e a pesar 250 quilos, o pirarucu (Arapaima gigas) é o maior peixe de água doce e de escamas do mundo.
Ele é uma espécie nativa da Bacia Amazônica, ou seja, só encontrado em lagos, remansos de rios, meandros abandonados e várzeas dos principais afluentes do Amazonas, e em nenhum outro lugar do mundo.
Mas a pesca predatória fez com que houvesse uma alarmante redução no número de pirarucus na região amazônica.
“O pirarucu é uma das espécies com maior importância cultural da Amazônia, então é muito fácil que as comunidades se engajem no projeto e fiquem animadas e querendo realizar o manejo”, diz o biólogo.
Na lista dos heróis do meio ambiente feita pela CNN, João Vitor está ao lado de nomes como o do argentino Pablo Garcia Borboroglu, que trabalha pela conservação dos pinguins, a ativista de Ruanda Valerie Akuredusenge, que une educação ambiental à proteção dos gorilas-da-montanha e o indiano Arun Krishnamurthy, que busca a recuperação de lagos e lagoas em seu país.
Veja aqui a lista dos heróis do meio ambiente da CNN.
Com informações da CNN e ConexãoPlaneta

Hospitais impedem trocas de bebês coletando digitais das crianças na maternidade
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Cometa Lemmon poderá ser visto neste fim de semana; próximo, só daqui a mil anos
Alunos, pais e professores limpam pichações na cidade e dão exemplo; vídeo
Comerciante dá bike nova para menino simples; lembrou da infância pobre
Alok paga escola particular dos filhos dos funcionários e explica motivo
Tartarugas marinhas verdes venceram; não estão mais ameaçadas de extinção
Cão yorkshire abandonado é resgatado, ganha corte de cabelo e fica lindo
Confirmado: Ed Sheeran no Brasil em 2026; pressão dos fãs ajudou
Mounjaro também pode tratar apneia do sono; aprovado pela Anvisa
Mãe de aluna vê ônibus escolar em chamas e salva 22 crianças; coragem