Ministério da Saúde confirma: vai comprar 54 milhões de doses da Coronavac

Confirmado! O Ministério da Saúde vai comprar mais 54 milhões de doses da CoronaVac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac.
As vacinas deverão ser produzidas em abril e como outras 46 milhões de doses já estavam previstas em contrato, o Brasil terá no total 100 milhões no total.
A informação da compra foi confirmada nesta sexta, 29, pelo Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, em vídeo postado nas redes sociais do ministério.
“Estamos solicitando o cronograma à Fundação Butantan para podermos celebrar o contrato já na semana que vem. E também solicitando a antecipação do registro junto à Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para iniciarmos a vacinação em massa da população brasileira”, disse Franco.
“Nós estamos exercendo a nossa opção de contratação das 54 milhões adicionais da fundação Butantan de forma a totalizar 100 milhões de doses para imunização da população brasileira”, afirmou.
A distribuição deste lote para os Estados será definida na próxima semana.
Fim do impasse
A resposta do governo federal veio depois de o diretor do Butantan afirmar que, se o governo não se manifestasse, negociaria diretamente com estados e municípios. Dimas Covas também chegou a dizer que o lote poderia ser exportado para países que já manifestaram interesse na compra.
“Essa é uma vacina mundial, não é só para o Brasil. É uma vacina para o mundo inteiro. Ela já está sendo usada em vários países, começa a ser usada ainda mais intensamente nesta semana no Chile, e então a demanda está muito aquecida e precisamos nos preparar”, completou.
Até o momento, foram entregues pelo Butantan 6 milhões de doses que chegaram prontas da China e uma parte de 4,1 milhões que foram envasadas no Brasil e liberadas após um segundo pedido de uso emergencial feito à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para que as doses adicionais sejam envasadas, ainda é necessária a chegada de matéria-prima vinda da China, o deve acontecer até a 3 de fevereiro.
Com informações da AgênciaBrasil e G1

Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Michael Jackson é o artista morto que mais faturou em 2025; veja ranking da Forbes
Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante
Menino de 9 anos doa células-tronco e salva o pai com leucemia; já tiveram alta
Nícolas Prattes diz que filme “Minha Vida com Shurastey” vai “aquecer o coração”
Brasileira reencontra mulher que a salvou de estupro no metrô de Paris e agradece
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo