Filhote de sabiá volta e visita professor que o salvou quando bebê: vídeo

Filhote de sabiá que o Juan salvou - Fotos: arquivo pessoal
Filhote de sabiá que o Juan salvou - Fotos: arquivo pessoal

Um professor de Educação Física da Bahia salvou um filhote de sabiá que caiu do ninho, cuidou dele e agora que aprendeu a voar e está livre, a pequena ave volta de vez em quando para visitar o amigo, que se derrete todo de alegria. (vídeo abaixo)

A mãe do filhote fez o ninho em um pilar da casa que o Juan Santiago abriu no final do ano passado, em Salvador – a Casa 96 (@casa96ef) – para dar treinamento funcional e crosstraining.

“A Casa fica num ambiente extremamente natural [no Bairro Imbuí], rodeado de árvores, plantas e animais. Quem está aqui dentro tem a sensação que não está no meio da cidade grande, mesmo sendo localizada num bairro muito populoso da capital baiana!”, contou Juan em entrevista ao Só Notícia Boa

Caiu do ninho

Este mês, quando caminhava pela varanda, Juan Santiago viu um filhotinho de sabiá caído no chão, magrinho e com poucas penas. Cuidadosamente ele pegou a ave e colocou de volta no ninho, junto com os irmãozinhos.

“[Provavelmente] Ele se aventurou e caiu do ninho de forma precoce. Tive que resgatá-lo e colocar de novo no ninho com todo cuidado, para a mãe não rejeitar e conseguir salvar a vida dele!”, disse.

E deu certo. Com o passar dos dias, o filhote foi crescendo ao lado dos irmãos, engordou e as penas foram nascendo.

“Acompanhei o crescimento dos filhotes e tem 15 dias que começaram a dar seus primeiros voos aqui pela casa e já ganharam sua liberdade!”, comemorou Juan, que além tratar, conversava com eles.

Visita ao amigo

Agora, em pleno vigor e liberdade, o pequeno sabiá volta de vez em quando na casa do Juan.

Pode ser para comer, por se sentir seguro no lugar onde nasceu, mas há também quem acredite em gratidão, afeto da ave.

O fato é que o Juan fica todo feliz quando vê o passarinho por lá novamente. Ele conta que preserva no pilar o ninho que a mamãe sabiá fez no ano passado.

Ela já botou ovos e teve vários filhotes lá.

“Já tivemos 2 ninhadas com 3 filhotes em cada. Começamos com a missão de cuidar de gente e rapidamente abrangemos nossos cuidados para todos aqui na Casa 96 [para pássaros inclusive]!!!”, comemorou.

Assista:

Juan e a pilastra onde fica o ninho- Foto: arquivo pessoal
Juan e a pilastra onde fica o ninho- Foto: arquivo pessoal

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do Só Notícia Boa