Câmeras registram espetáculo do meteoro em forma de ‘bola de fogo’

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Câmeras registram espetáculo do meteoro em forma de ‘bola de fogo’
Foto: Observatório Pico dos Dias

Vinte e três câmeras da BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros – em São Paulo, registraram a passagem do meteoro, conhecido como ‘bola de fogo’ pelos céus do Brasil.

O ‘fireball” rasante e bastante luminoso foi visto esta semana em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo e impressionou muita gente. (vídeo abaixo).

O fenômeno brilhante entrou na atmosfera terrestre na segunda-feira, 22 e chamou a atenção exatamente pela aparente “lentidão” e pelo brilho intenso.

Rocha do espaço

O astrônomo Thiago Signorini, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, define fireball como, basicamente, um meteoro que entra na atmosfera terrestre, ou seja “um fragmento de rocha do espaço ou pequeno asteroide”, que mede, em geral, alguns centímetros, no máximo 1 metro.

Segundo ele, a denominação do fenômeno foi dada desta forma por se tratar de algo “muito brilhante”.

“Isso acontece por causa do atrito do meteoroide, que viaja muito rápido, com a atmosfera. A estrela cadente, ou meteoro, é a mesma coisa. Os fireballs são só objetos particularmente brilhantes”, disse ao OGlobo.

A Bramon explica que meteoro é um fenômeno luminoso gerado por um pedaço de rocha espacial no momento em que atinge a atmosfera terrestre com alta velocidade, o que provoca aquecimento e ionização dos gases atmosféricos.

“Quando um meteoro é mais luminoso que o planeta Vênus, também podemos chamá-lo de fireball”, afirma em um comunicado.

Estação em MG

O meteoro, neste caso, foi inicialmente percebido a partir de uma estação em Patos de Minas (MG), mas nem todos os equipamentos conseguiram registrar o evento por completo.

O responsável pela estação, Ivan Soares, explicou que a aparente velocidade lenta da fireball acabou enganando algumas câmeras da Bramon, previamente programadas para evitarem filmar objetos que fogem do objetivo, como aviões e satélites.

Registros

Em São Paulo, o meteoro foi registrado quase na vertical. Ele surgiu alto no céu e foi caindo ao mesmo tempo em que perdia velocidade, até o ponto de o sistema não gravar mais…

Em Osasco, na Grande São Paulo, a estação conseguiu registrar 12 segundos do meteoro.

As imagens feitas em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, são espetaculares. Uma câmera de campo de visão mais estreito registrou em detalhes o trecho final do meteoro até ele desaparecer completamente.

Veja como foi o espetáculo:

Youtube tumbnail video

Por Andréa Fassina, da redação do Só Notícia Boa – Com informações do Olhar Digital/O Globo