Após sair da UTI, dentista cria projeto com ajuda gratuita a sequelados

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Após sair da UTI, dentista cria projeto com ajuda gratuita a sequelados
A dentista Raquel Trevisi ajudando novas vítimas e se recuperando da Covid (à esquerda) Foto: Instagram

Após escapar de um quadro grave e de perder o pai para a doença nesta pandemia, uma dentista de Presidente Prudente, São Paulo, tem usado a própria experiência para ajudar outras pessoas.

Ela reuniu um grupo de profissionais da saúde e criou o projeto ‘Com.Vida’ para dar atendimento gratuito aos pacientes que ficaram com sequelas do vírus e não têm como pagar pelos tratamentos necessários.

Raquel Trevisi, de 39 anos, mantém hoje o atendimento a 80 pacientes, que são acompanhados por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e outros especialistas.

E eles têm sido o diferencial na vida de muita gente que teve complicações como cansaço, fraqueza e dificuldades neuromotoras, que podem persistir durante meses após a alta hospitalar.

Motivo

Raquel é uma das pacientes que precisaram de acompanhamento médico após a doença. Ela ficou 30 dias internadas com Covid-19, sendo 20 deles na UTI.

A dentista conta que, no início da recuperação, fazia fisioterapia duas vezes por dia, pagando R$ 150 por cada sessão.

“Sou privilegiada, tenho condições financeiras para poder bancar um tratamento digno de recuperação. Mas pensava: e quem não tem esse suporte todo, meu Deus?”, completa.

Corrente do bem

Com a ajuda da enfermeira Renata Cazuza, Raquel iniciou o projeto, contando a própria experiência no Instagram.

Ela ofereceu ajuda às famílias e pediu que profissionais da saúde abraçassem a causa. Não demorou muito para que interessados em ajudar e serem ajudados surgisse.

Entre as sequelas mais comuns estão a insuficiência respiratória e questões emocionais. Pacientes com quadros de ansiedade e pânico procuram frequentemente o Com.Vida.

Uma dessas pacientes é a técnica de enfermagem Dyellen Nogueira, de 26. Ela conta que a psicoterapia tem sido fundamental para voltar a ter planos para o futuro.

“Eu só tinha medo. Medo de voltar a sair de casa, medo de voltar a trabalhar no hospital, medo de não me recuperar mais. Ganhei confiança para seguir em frente.”

O trabalho tem gerado muita esperança para os atendimentos. Raquel acha que o apoio é importante e necessário.

“A Covid é algo inimaginável. Além de todo respaldo para recuperação, é preciso acolhimento, amor e esperança de que um dia tudo ficará bem”, diz Raquel

Parabéns pela iniciativa, Raquel!

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Raquel Trevisi (@raqueltrevisi)

A aposentada Maria José de Souza com o médico Breno Casari e a dentista Raquel Trevisi - Foto: Divulgação

A aposentada Maria José de Souza com o médico Breno Casari e a dentista Raquel Trevisi – Foto: Divulgação

 

Projeto surgiu a partir da experiência pessoal da dentista e hoje ajuda várias outras pessoas. - Foto: Instagram @raqueltrevisi)

Projeto surgiu a partir da experiência pessoal da dentista e hoje ajuda várias outras pessoas. – Foto: Instagram @raqueltrevisi)

Projeto já ajuda 80 pacientes. - Foto: Instagram @raqueltrevisi

Projeto já ajuda 80 pacientes. – Foto: Instagram @raqueltrevisi

Por Monique de Carvalho, da redação do Só Notícia Boa – Com informações de Folha de Pernambuco.