Brasil recebe 1º lote de vacinas da Pfizer 4 meses após o resto do mundo

Chega ao Brasil nesta quinta-feira, 29 de abril, o primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech, que está sendo usada há 4 meses, desde dezembro, em Israel, EUA e países da Europa – que compraram o imunizante em junho do ano passado.
Na época, a mesma vacina foi oferecida ao governo brasileiro, que não quis comprar alegando que ela ainda não estava aprovada. Só em março deste ano, quando o Brasil chegou à triste marca de 300 mil mortos, o governo federal assinou contrato com a Pfizer.
E agora, nesta quinta, 1 milhão de doses chegam ao Aeroporto de Viracopos – com aterrissagem prevista para as 19h.
A distribuição
As doses serão distribuídas para os 26 estados e o Distrito Federal.
O Ministério da Saúde orientou que sejam priorizadas as capitais, devido às condições de armazenamento da vacina, que demanda temperaturas muito baixas.
A distribuição será feita de forma proporcional e igualitária entre os Estados e o DF.
Temperatura baixa
Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, cuja conservação pode ser feita apenas durante 14 dias.
Após entrar na rede de frio, com temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, o prazo para aplicação é de cinco dias.
Por essa razão, o Ministério informou que enviará duas remessas diferentes. Cada uma delas terá 500 mil doses e será referente, respectivamente, à primeira dose e também a segunda que cada cidadão deverá receber.
Este ano, o Ministério da Saúde comprou 100 milhões de doses do imunizante e acredita que 13,5 milhões serão entregues até junho.
Por Rinaldo de Oliveira, da redação do Só Notícia Boa – com informações do CorreioBraziliense

João Gomes e Ary Mirelle pagam tratamento de criança em coma
Escolas do Brasil terão conteúdos sobre violência contra mulheres e crianças
Paciente em cuidados paliativos ganha aniversário em hospital de Goiânia
Idoso de 93 anos completa maratona e ganha aplausos ao cruzar linha de chegada
Advogado que nasceu com deficiência e foi dado para adoção agradece aos pais adotivos, vídeo
Roberto Justus vai construir 5 mil casas populares no MS com tecnologia mais rápida e barata
Novo remédio para crianças com epilepsia resistente passa nos testes em humanos
Trailer da série ‘Harry Potter’ quebra recorde de reproduções em apenas 48 horas; mais de 270 milhões de visualizações
Bombeiros encontram 4 gatinhos quase sem vida em incêndio e o melhor acontece
Pinguins entram em lar para idosos e fazem a alegria de vovôs e vovós; fotos emocionantes
Após enigma, pré-venda para o filme “Michael” no Brasil é confirmada pela Universal: 7 de abril