Jovem que trabalhou como pedreiro comemora aprovação em Medicina

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Jovem que trabalhou como pedreiro comemora aprovação em Medicina
Adailson trabalhou como pedreiro na pandemia para ajudar a família. - Foto: arquivo pessoal

Ao mesmo tempo em que estudava muito para realizar o sonho de ser aprovado em um curso de Medicina, o estudante Adailson Moura, de 18 anos precisou encarar as dificuldades financeiras da família.

E foram essas dificuldades que o levaram a trabalhar com o pai em serviços de pedreiro nesta pandemia.

Mas como determinação é o que não falta no jovem, hoje ele comemora a aprovação na Universidade Federal do Pará (UFPA) e mais um passo dado para a realização profissional.

Dificuldades na pandemia

Assim como atingiu milhares de brasileiros, a crise econômica também chegou na família do Adailson.

Com a mãe costureira e o pai pedreiro, ele viu a falta de serviço chegando e precisava fazer algo para complementar a renda da família.

E foi quando Adailson e os irmãos decidiram ajudar o pai nas obras, mesmo com a possibilidade de comprometer os estudos.

“Fazíamos isso porque era dali que nosso material, ou qualquer meio tecnológico, poderia ser adquirido para colaborar com os nossos estudos”, contou o estudante.

Dificuldades com o ensino a distância

Exatamente no ano em que faria Enem, a pandemia fez Adailson mudar toda a rotina que tinha com as aulas.

E ele teve que se adaptar em casa para estudar e enfrentar obstáculos como a ociosidade, a falta de concentração e conforto para acompanhar as aulas online.

Mas o sonho de ser médico era tão grande que, mesmo com tudo isso, Adailson foi lá e fez bonito no exame.

“Enfrentar um exame ou qualquer concurso é algo cansativo. Não só fisicamente, mas também mentalmente, então, sem a ajuda deles seria muito mais difícil”, diz o estudante.

Ele, que é morador da periferia de Belém e estudante de rede pública, se via com poucas opções até ser inspirado por um professor de biologia.

O educador, que conseguiu transmitir toda a beleza do corpo humano para os alunos durante as aulas, fez Adailson descobrir a vocação e começar a projetar a carreira em Medicina.

Missão

Mesmo muito jovem, Adailson entende perfeitamente a missão de um médico e a importância dele para a sociedade. O jovem sabe que precisará enfrentar muitos desafios daqui para frente, mas acredita que conseguirá fazer a diferença para as pessoas, principalmente as que têm pouco acesso à saúde.

“Em certo lugares, [a saúde] é muito negligenciada, nem todos têm acesso a um exame ou uma simples consulta. O mínimo que eu fizer para essas pessoas, além de ser algo gratificante na minha vida, ajudará de forma absurda uma família que está sofrendo”, reflete.

É isso mesmo Adailson! Te desejamos muita sorte na carreira!

 Adailson Moura e Samira Oliveira, amigos de escola e aprovados na UFPA. - Foto: arquivo pessoal

Adailson Moura e Samira Oliveira, amigos de escola e aprovados na UFPA. – Foto: arquivo pessoal

Por Monique de Carvalho, da redação do Só Notícia Boa. – Com informações de Guia do Estudante.