Nigeriano de 10 anos que dormia no chão é campeão de xadrez nos EUA

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Nigeriano de 10 anos que dormia no chão é campeão de xadrez nos EUA
Foto: Kayode Adewumii

Um nigeriano de apenas 10 anos é campeão de xadrez nos EUA e se tornou um Mestre Nacional de Xadrez oficial, com uma classificação impressionante.

Tanitoluwa Adewumi – mais conhecido pelo apelido “Tani” estuda na 5ª série e agora é um dos mais jovens a conquistar esse título nos Estados Unidos.

Tani só foi apresentado ao jogo de xadrez há alguns anos, quando vivia com sua família em um abrigo para moradores de rua.

Família de refugiados

Em 2017, Tani, os pais e o irmão fugiram da Nigéria para escapar de ataques violentos a famílias cristãs como a deles. Eles foram para um abrigo em Manhattan.

Com a ajuda de um pastor local, Tani começou a frequentar uma escola primária. Lá um dos professores, Russel Makofsky, ensinou a classe a jogar xadrez e Tani foi imediatamente atraído pelo jogo.

Por um tempo, o garoto de 10 anos passava as noites no chão do abrigo para sem-teto treinando para o campeonato nacional de xadrez e sonhando em se tornar o mais jovem Grande Mestre do mundo.

Promessa no Xadrez

Por acaso, o professor também dava aulas em um clube de xadrez da escola. E como Tani não podia pagar as taxas do programa, Makofsky ensinou de graça.

O nigeriano já vem sendo considerado uma promessa e um prodígio. Ele é o primeiro competidor a vencer um campeonato estadual na primeira tentativa – pontuação 1.587, o que é quase a metade do melhor jogador do mundo.

Apenas 1 ano depois de começar a competir, Tani levou para casa o troféu do campeonato estadual – depois de derrotar 73 dos melhores jogadores de Nova York no ensino fundamental e médio.

O professor ainda ajudou a arrecadar por meio do GoFundMe 250 mil dólares – mais de 1 milhão de reais – para tirar a família de Tani do abrigo e colocá-los numa casa própria, em Connecticut.

Por Andréa Fassina, da redação do Só Notícia Boa – Com informações do GNN