Aos 102 anos, idoso volta à sala de aula e inspira alunos

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Aos 102 anos, idoso volta à sala de aula e inspira alunos
Idoso volta à sala de aula. - Foto: reprodução TV Gazeta

A sala de aula voltou a fazer parte da rotina do Pedro Francisco de Souza, de 102 anos. Nascido em Catu, na Bahia, ele se mudou ano passado para o Espírito Santo e, na nova cidade, resolveu voltar a estudar.

Pedro hoje está na primeira etapa do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), na rede municipal de Vitória. Ele tem sido um ótimo aluno e, segundo os professores, inspira muita gente mais nova!

“Eu me sinto feliz e, por essa felicidade, ainda quero aprender mais para falar melhor com o público”, contou o idoso.

Realização

O ensino foi bastante escasso ao longo da vida de Pedro, embora ele tenha aprendido a ler e escrever. “Sem ler não podemos falar, não podemos fazer nada. É por isso que continuo estudando. Enquanto há vida, há esperança”, refletiu.

Para Pedro, voltar à sala de aula é uma realização. O filho dele, André Souza, de 46 anos, disse que o pai adora cantar, tocar violão, conversar e ler a Bíblia e que ele é completamente independente. “Ele come sozinho, toma banho sozinho, faz tudo sozinho”, completou o filho orgulhoso.

Inspiração para os mais jovens

Pedro é um dos 200 alunos matriculados no EJA. E foi a idade o que mais chamou a atenção dos professores e outros colegas de sala dele, que também são idosos.

André disse que essa nova rotina tem sido inspiradora também para ele. Pedro se sente orgulhoso por ser um motivador e tem cuidado melhor, inclusive, da própria saúde.

Que inspiração, seu Pedro! Parabéns!

Pedro Souza estudando - Foto: Reprodução/TV Gazeta

Pedro Souza estudando – Foto: Reprodução/TV Gazeta

Pedro Souza estudando - Foto: Reprodução/TV Gazeta

Pedro Souza estudando – Foto: Reprodução/TV Gazeta

Com informações de Diregional