Estudante com síndrome de Down se forma em Geografia

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Estudante com síndrome de Down se forma em Geografia
Kallil Assis Tavares se formou em Geografia na Universidade Federal de Jataí, UFJ, em Goiás - Foto: Arquivo Pessoal

Aos 30 anos, Kallil Assis Tavares é o primeiro estudante com síndrome de Down a se formar em Geografia na Universidade Federal de Jataí, UFJ, em Goiás.

O novo geógrafo entrou na universidade em 2012 pela categoria de ampla concorrência e teve apoio de professores para conquistar o tão sonhado diploma.

“Fui apoiando, fiz com muito afinco, mas não forcei a nada, a gente deu todo estímulo, mas não forçava”, contou mãe dele, a pedagoga Eunice Tavares.

Ela disse que a conquista do filho é uma grande vitória para a família.

Adaptação

A geógrafa Marlene Flauzina Oliveira, explica que além da ajuda durante as aulas, os professores precisavam adaptar o conteúdo e as avaliações. E elogiou o empenho de Kallil.

“Ele é um aluno muito dedicado, apesar da dificuldade de concentração, ele prestava atenção. Quando tinha atividade para casa, não descansava enquanto não terminava”, disse a professora.

Futuro para a inclusão

A mãe de Kallil confessa que ainda não conversou com o filho sobre o futuro na carreira, mas que está considerando o ritmo dele, sem pressa.

Já a professora Marlene, que acompanhou o estudante por tanto tempo, acredita que Kallil mudou sua profissão e incentivou o avanço na educação inclusiva em Goiás.

“Além do crescimento, eu acho que nós temos que aprender muito e aplicar a educação inclusiva, que ela é necessária. As pessoas com deficiências físicas e intelectuais têm o direito de ir para uma faculdade e têm capacidade”, afirmou.

“Ele nos ensinou muita coisa que vai ficar gravado para essa instituição e o para o ensino superior público do Brasil”,  disse o diretor da UFJ, William Ferreira, à TV Anhanguera.

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Com informações Kativa