Menina de 8 que quer ser veterinária pede ajuda para cirurgia de catarata

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Menina de 8 que quer ser veterinária pede ajuda para cirurgia de catarata
Laís é uma menina que sonha em ser veterinária, mas está com os estudos comprometidos porque tem catarata infantil - Foto: arquivo digital

Laís é uma menina de 8 anos que já faz planos grandes para o futuro. Sempre meiga, ela conta que quer ser veterinária quando crescer, por amar muito os bichinhos, mas antes ela precisa resolver um problema de saúde: a catarata infantil.

A doença já comprometeu 90% da visão da Laís. Em fase de alfabetização, ela precisa urgentemente fazer uma cirurgia e resolvemos abraçar essa causa. (vídeo abaixo)

Lançamos uma campanha para ajudar a Laís com a cirurgia! Hoje ela precisa arrecadar R$ 11 mil e você pode contribuir para essa meta. Faça uma contribuição no Só Vaquinha Boa!

Dificuldades com a escola

Por conta da pandemia, Laís perdeu um ano de escola.

“Em 2020 por conta da pandemia, nós não conseguimos escola para ela e ela acabou por ficar um ano sem estudar. Agora em 2021 com a ajuda da minha patroa (Cláudia Alves), ela finalmente está sendo alfabetizada”, explica Vanessa.

Hoje, o medo da mãe é que a doença atinja o outro olho e a menina fique sem visão.

“Temos muito medo de que ela acabe ficando cega do outro olho porque ela força muito essa visão e fica com muita dor de cabeça. Na escola por exemplo, ela sempre precisa sentar na fileira da frente para enxergar melhor o quadro e eu evito que ela use muito o celular ou assista muito a televisão por causa das dores de cabeça que ela sente”, contou.

Tratamento completo

A Laís já é acompanhada por um oftalmologista, mas o grau da catarata dela é severo e só tem cura com a cirurgia.

A família conta que a garotinha de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, foi diagnosticada com a catarata apenas no ano passado, quando uma mancha branca surgiu sobre a pupila dela.

“Essa mancha foi aumentando a intensidade da cor com o passar do tempo, no começo ela ainda enxergava, porém embaçado e depois passou a enxergar apenas vultos”, contou a mãe Vanessa dos Santos, de 41 anos.

A história da Laís chegou até nós pela Cláudia Alves, filha da dona Francisquinha, a vovó que tem Azlheimer (@obomdoalzheimer) e ficou famosa nas redes sociais com os vídeos que grava com a filha.

“A mãe dela é cuidadora da Francisquinha e está tentando operar já faz tempo, mas a pandemia atrapalhou. E a Lais está lendo com toda essa dificuldade de visão”, contou Cláudia Alves.

Vaquinha

Vanessa nos contou que a família já tentou uma cirurgia pelo Hospital do Olho de Duque de Caxias, mas após os exames, nunca chamaram para o procedimento.

“É angustiante porque a cada dia que se passa ela reclama mais de dores de cabeça e eu fico muito preocupada”, disse Vanessa.

Agora a meta é realizar a operação em um hospital particular, mas como a família é de origem humilde, conta com a doação para realizar o procedimento.

O dinheiro da vaquinha será todo investido no tratamento pré-operatório, exames, a cirurgia e os medicamentos que ela precisar nesse período.

Então vamos mudar o futuro da Laís e ajudá-la a ser uma super veterinária? Para doar, basta acessar o Só Vaquinha Boa e fazer uma contribuição! Vamos nessa?

Laís ama animais - Foto: arquivo digital

Laís ama animais – Foto: arquivo digital

.

Ela precisa de uma cirurgia urgente - Foto: arquivo digital

Ela precisa de uma cirurgia urgente – Foto: arquivo digital

.

Ela sonha em ser veterinária - Foto: arquivo digital

Ela sonha em ser veterinária – Foto: arquivo digital