Desenho inédito de Van Gogh é exposto em Amsterdã pela 1ª vez

Um quadro inédito de Van Gogh, guardado por mais de 100 anos em um acervo familiar, entrou em exibição no museu em homenagem ao artista nesta quinta-feira, 16.
A obra, que mostra um trabalhador em uma cadeira com as mãos no rosto, pertence à coleção privada de uma família holandesa. Segundo pesquisadores do museu, ela tem “valor incalculável” e nunca foi vista publicamente.
Intitulada de “Study for ‘Worn Out’” (“Estudo para Desgastado”, em português), foi pintada em 1882, quando o pintor ainda iniciava na arte.
Van Gogh foi um pintor pós-impressionista holandês, considerado um dos nomes mais importantes da história da arte. Apesar da carreira curta – morreu aos 37 anos, em 1890 – o artista assinou mais de 700 obras.
Exposição única
O anúncio da descoberta de uma nova arte, movimentou o museu e os fãs do artista.
A notícia foi dada em uma conferência de imprensa realizada pelo Museu Van Gogh.
“É muito raro um novo trabalho ser atribuído a Van Gogh”, disse a diretora da instituição, Emilie Gordenker, em um comunicado. “Estamos orgulhosos de poder compartilhar este desenho inicial e sua história com nossos visitantes.”
Antes de ir para o museu, a obra foi estudada por pesquisadores, que confirmaram ser um desenho do artista através dos traços e do modelo utilizado.
Segundo eles, Adrianus Jacobus Zuyderland era o nome do homem presente no quadro.
Adrianus foi um trabalhador local e era o tema favorito de Van Gogh. De acordo com registros, o artista o desenhou mais de 40 vezes, sendo possível confirmar em obras como “No portão da eternidade” e “Velho triste”, ambos de 1882.
O novo quadro ficará exposto no museu até 2 de janeiro de 2022.

Com informações de Estado de Minas e Artnet news