Novo piso gera energia elétrica com passos humanos

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Novo piso gera energia elétrica com passos humanos
Na busca por novas fontes para fornecimento de energia elétrica limpa, pesquisadores suíços estão testando um nanogerador inovador - Foto: Daria Pimkina / Unsplash

Imagina caminhar em casa e gerar energia elétrica com seus passos num piso de madeira!

Na busca por novas fontes para fornecimento de energia verde para residências, pesquisadores suíços desenvolveram e estão testando um nanogerador inovador. A pesquisa deles foi publicada na revista científica Matter.

O nanogerador permite que a madeira do piso gere energia induzida a partir de passos e resultou em um material 80 vezes mais eficiente, com potencial para alimentar lâmpadas LED e até pequenos componentes eletrônicos.

Um protótipo de madeira projetado pelos cientistas de apenas 2 cm por 3,5 cm foi colocado sob 50 newtons de pressão – uma magnitude inferior a uma pisada humana normal – e produziu 24,3 volts.

Repetindo o experimento com uma amostra de madeira do tamanho de uma folha de papel A4, eles acenderam lâmpadas domésticas de LED e acionaram pequenos dispositivos eletrônicos, como calculadoras, usando apenas passos.

Como conseguiram

A equipe adicionou um revestimento de silício e nanocristais para transformar a madeira, um objeto tradicionalmente incapaz de transmitir eletricidade, nesse nanogerador.

Para chegar a esses resultados, os pesquisadores imprensaram dois pedaços de madeira entre os eletrodos e eles se tornaram eletricamente carregados através de contatos e separações periódicas obtidos através de pisadas, um fenômeno chamado efeito triboelétrico.

No processo, os elétrons são transferidos de um objeto para outro e geram uma carga. Aqueles que doam elétrons são tribopositivos, e os que recebem, tribonegativos.

Uso em edifícios inteligentes

Testando diversos tipos de madeira para obter uma melhor eficiência energética, os cientistas descobriram que o abeto cortado radialmente, uma madeira de construção comum na Europa, apresentou o melhor desempenho como nanogerador triboelétrico.

Guido Panzarasa, professor da ETH Zürich, na Suíça, disse em um comunicado que a equipe se prepara para otimizar ainda mais o nanogerador com revestimentos químicos mais ecologicamente corretos e fáceis de fabricar.

O pesquisador diz que, além de compreender potencialidades ainda desconhecidas da madeira, a intenção é “permitir que a madeira tenha novas propriedades para futuros edifícios inteligentes sustentáveis”.

Entenda como funciona o projeto suíço - Foto: Matter

Entenda como funciona o projeto suíço – Foto: Matter

Com informações da Matter e TecMundo