Jovens criam mochila ecológica inteligente para alunos sem energia elétrica

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um grupo de jovens do Peru criou uma mochila inteligente chamada PetChila Smart, que além de ser feita de garrafas recicladas, também tem um painel solar.

A mochila vem com uma bateria interna para carregar aparelhos eletrônicos, com capacidade para acender três lâmpadas LED por 8 horas.

Elas foram criadas para pessoas que vivem em área rurais, que não têm acesso a eletricidade e também para viajantes, atletas, estudantes e professores.

É uma alternativa ecologicamente correta, já que para a produção delas são usadas 35 garrafas PET recicladas, cujo tempo de degradação varia de 100 a 1000 anos.

Graças aos painéis solares se carrega automaticamente enquanto a pessoa caminha no sol.

Ao mesmo tempo podem ser carregados aparelhos eletrônicos como celulares, tablets, laptops e outros dispositivos semelhantes.

Ideia

A empresa peruana ‘Ecológica Comunicaciones’, liderada por Nancy Velásquez e Gianfranco Cabrera, contou com o apoio técnico do Programa Nacional Sua Empresa, do Ministério da Produção.

Os idealizadores do PetChila Smart afirmam que “a ideia surgiu como uma alternativa para evitar a poluição gerada pela produção de uma mochila de polietileno. Outro desafio era oferecer uma opção de fácil acesso à energia, sem a necessidade de recorrer a uma fonte direta”.

Outra vantagem é que o tecido das garrafas acaba formando uma barreira que ajuda a proteger a mochila da chuva, tornando-a impermeável.

As mochilas estão disponíveis no site Ecológica Comunicaciones, que comercializa vários produtos ecológicos, para promover práticas mais ambientalmente sustentáveis.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por Andréa Fassina, da redação do Só Notícia Boa Com informações do Nation