Brasil desenvolve 1ª telha de concreto que capta energia solar

O Brasil acaba de avançar um pouco mais na sustentabilidade! A primeira telha de concreto brasileira, que capta e transforma luz solar em energia elétrica, começou a ser comercializada, após três anos de testes.
Neste primeiro momento, as telhas foram vendidas apenas para clientes da Eternit selecionados no estado de São Paulo e próximos à unidade fabril, em Atibaia. A seleção foi feita pela equipe técnica e comercial do fabricante.
“Queremos democratizar o acesso à energia elétrica originada a partir de fontes renováveis no Brasil, através de uma tecnologia revolucionária que pode gerar retornos sobre o investimento em um período de 3 a 5 anos”, disse o presidente do Grupo Eternit, Luís Augusto Barbosa.
As telhas
As telhas medem 36,5 cm por 47,5 cm e são compostas de concreto, com a incorporação de células fotovoltaicas em sua superfície. Isso garante a produção de energia elétrica sem a necessidade de painéis adicionais.
“O que existe hoje em larga escala são placas fotovoltaicas cujos modelos precisam ser instalados em cima dos telhados. No caso da Tégula Solar, elas são aplicadas diretamente no concreto respeitando o formato em curvas das telhas”, explica Luís.
O produto já passou pela avaliação do Inmetro e, segundo o fabricante, a comercialização geral deve começar em breve.
“É um produto de fácil instalação e que não interfere na arquitetura das construções, com peso e estrutura semelhantes ao das telhas convencionais, mas que agrega valor ao telhado, além de oferecer proteção, conforto térmico e acústico”, concluiu Luís.
Com informações de Meio Norte

Flagrante: pai salva dois filhos que se afogavam na piscina de casa; vídeo
NetFlix confirma: Caramelo bateu recorde histórico no top 10 global
Moradores ajudam a salvar mulher que caiu com carro no rio em SC; vídeo
Jovem médico se emociona com presente simples que recebeu de paciente idosa; gratidão
Robert Plant no Brasil: começa venda de ingressos da turnê do vocalista do Led Zeppelin
Última Superlua do ano é nesta quinta; veja melhor horário
PM resgata cachorrinha que viveu 15 anos presa em situação de maus-tratos
Hospital mostra como bebês prematuros cresceram e hoje estão lindos; vídeo
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa