Designer brasileiro cria 1ª prótese de casco de jabuti do mundo

A primeira prótese de casco de jabuti no mundo, impressa em 3D, foi feita por um brasileiro de Sinop, no Mato Grosso. O designer Cícero Moraes ainda entrou para o Guinness Book 2022 pelo feito.
O jabuti que recebeu a nova proteção ficou gravemente ferido em um incêndio florestal em Brasília. As partes maiores do casco levaram cerca de 50 horas para serem impressas e as menores de 28 a 35 horas, segundo Cícero.
O designer conta que não acreditou no reconhecimento do Guinness e, inicialmente, achou que fosse uma pegadinha. “Quando criei o casco não esperava isso. Estava preocupado em saber se a prótese iria funcionar”, disse.
Acidente
O jabuti que recebeu o casco ficou muito ferido em um incêndio florestal, que atingiu Brasília em 2015.
Antes de ser encontrado pelo grupo de voluntários “Animal Avengers”, o jabuti sobreviveu a duas crises de pneumonia e 45 dias sem comer.
Como estava sem o casco, o animal não conseguia ficar muito tempo no sol e ficava exposto a ataques de outros animais e a espinhos encontrados nas matas.
Segundo Cícero, quando o animal chegou na clínica, tinha larvas de insetos na região onde o casco foi destruído. Enquanto recebia o tratamento em Brasília, o designer preparava o novo casco em Mato Grosso.
O jabuti foi batizado de Fred, por parecer com o Fred Krueger do filme de terror ‘A Hora do Pesadelo’. Tempos depois, descobriram que o jabuti era a jabuti e passaram a chamar de ‘A Fred’.
Reconstrução do casco
Cícero conta que toda a reconstrução foi feita baseada em fotos do animal. “Solicitei várias fotos dela e de um jabuti de estimação de um colega de Sinop para fazer o parâmetro. Depois, joguei tudo no computador e fui reconstruindo a volumetria”, explicou.
Ao todo, o casco levou um mês para ficar pronto. Segundo o designer, o período foi repleto de desafios. “O mais difícil foi dividir essa próstese em quatro partes. Nunca tínhamos feito isso e não podíamos errar. A impressão 3D foi um processo extremamente complexo”, contou.
A colocação do casco foi feita através de cirurgia, realizada pelos veterinários Roberto Fecchio, Rodrigo Rabello e Matheus Rabello, e pelo cirurgião dentista Paulo Miamoto.
“Assim que a jabuti voltou da anestesia, o primeiro movimento dela foi se esconder no casco e essa foi uma prova concreta de que o projeto deu certo. Todos ficaram muito contentes”, disse.
Em 2016, um engenheiro fez uma pintura realista no casco para completar o projeto e, desde então, o animal vive em um espaço reservado na casa do veterinário que fez os primeiros socorros.
Com informações de Folha Max

Conheça o cão gari que ajuda a limpar cidade e usa até uniforme
Carteira do Idoso: veja como tirar para ter cultura e transporte de graça
Garoto autista brasileiro com foco em automobilismo é vice-campeão de kart
Gêmeas são aprovadas em 1º lugar em Medicina e Direito na UFSM
Campanha de fotos em caixa de leite ajuda a encontrar pessoas desaparecidas no Brasil
Histórico! Lucas Pinheiro conquista a primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno
Jovem com paralisia cerebral termina faculdade de Desenvolvimento de Sistemas e comemora
Felca pede disque-denúcia para maus-tratos de animais após caso do cão Orelha
Desligue o wi-fi do celular antes de ir para o Carnaval; veja dicas de segurança
Shakira grava vídeo sobre show em Copacabana, no Rio, assista
Brasileiro de 8 anos é convocado para representar o país no Mundial de Karatê na Itália
Ilia Malinin, o “Deus dos saltos quádruplos” se levanta após queda e leva ouro na Olimpíada de Inverno