USP entra na lista das instituições com mais publicações acadêmicas do mundo

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para USP entra na lista das instituições com mais publicações acadêmicas do mundo
A USP entrou para a lista das 25 universidades com mais publicações acadêmicas do mundo - Foto: divulgação

A Universidade de São Paulo (USP), entrou para a lista das instituições com mais publicações acadêmicas do mundo.

Publicações acadêmicas reúnem artigos científicos em que cientistas descrevem uma pesquisa, ou propõem um novo conhecimento, ou uma nova interpretação para alguma coisa que já existe dentro da ciência.

A lista é da U-Multirank, que avalia instituições de todo o planeta. Em 2021, foram mais de 2 mil universidades, de 96 países. As 25 melhores foram publicadas no ranking na última terça-feira (21).

“Hoje, a nossa produção representa 18,5% da produção nacional, ou seja, um em cada cinco artigos científicos publicados do Brasil tem a autoria ou a coautoria de um pesquisador da USP”, explica o pró-reitor de Pesquisa da USP, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

Ele disse que a lista só comprova a eficiência e importância dos estudos publicados pela universidade.

Syvio conta que mesmo com toda a dificuldade de pesquisa no ano, gerada devido a pandemia, os centros de estudos mantiveram as atividades.

O ranking

A adesão ao ranking foi realizada por meio de um convênio assinado pelas três universidades estaduais paulistas, em 2019, no âmbito do projeto de pesquisa Indicadores de Desempenho nas Universidades Estaduais Paulistas, liderado pelo ex-reitor da USP, Jacques Marcovitch, e apoiado pela Fapesp.

Além de considerar alguns pontos para a avaliação da instituição, a U-Multirank ainda publica um gráfico multidimensional da universidade e permite a identificação dos pontos fortes e dos aspectos que precisam ser aprimorados.

Gráfico mostra as avaliações feitas para o ranking - Foto: U-Multirank

Gráfico mostra as avaliações feitas para o ranking – Foto: U-Multirank

Com informações de Jornal da USP