EUA reabrem hoje para turistas vacinados, após bloqueio

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para EUA reabrem hoje para turistas vacinados, após bloqueio
O EUA reabrem para turistas nesta segunda. Só para vacinados contra a Covid-19 - Foto de Nova York -Leonhard Niederwimmer / Pixabay

Depois de 20 meses de bloqueio, os Estados Unidos reabrem para turistas nesta segunda, 8, mas só para viajantes que estejam com o ciclo vacinal completo contra a Covid-19.

Assim, os turistas que desejam visitar os Estados Unidos neste fim de ano precisam apresentar comprovante de que tomaram as duas doses da vacina, ou que receberam a dose única de um dos imunizantes autorizados pela FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) – ou que constem na lista de uso emergencial da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Dessa forma, as vacinas aceitas para que turistas entrem nos Estados Unidos são:

  • Pfizer/BioNTech
  • Janssen
  • Oxford/AstraZeneca
  • Sinopharm
  • Sinovac/CoronaVac

No último dia 25, o governo dos Estados Unidos anunciou que estrangeiros menores de 18 anos poderão entrar no país sem comprovar vacinação contra Covid-19. A excepcionalidade também se estende às pessoas com determinados problemas médicos.

Os viajantes não turistas dos cerca de 50 países com taxa nacional de vacinação abaixo de 10% também serão elegíveis para isenção das regras. Entretanto, na maioria dos casos, precisarão estar vacinados se pretenderem permanecer no país por mais de 60 dias.

Como tirar o visto

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil também retomarão nesta segunda-feira os atendimentos para a emissão de vistos de não imigrantes. As entrevistas podem ser agendadas no site oficial da Embaixada.

Os norte-americanos estabeleceram há cerca de 20 meses regras rígidas para pessoas que desejavam entrar no país, na tentativa de diminuir a disseminação doméstica do novo coronavírus. Estratégia que deu certo, somada à vacinação em massa.

Com informações do R7