Homem de 89 anos conclui doutorado em Física após 20 anos de estudos

Um senhor de 89 anos está comemorando a conclusão do doutorado em Física, um título que ele sonhou e se esforçou para conquistar nos últimos 20 anos.
O austríaco Manfred Steiner defendeu recentemente a tese dele na Brown University, em Providence, nos Estados Unidos. A conclusão do doutorado veio após muita pesquisa e superação, principalmente relacionada a saúde dele.
“Mas eu consegui, e este foi o momento mais gratificante da minha vida, terminar”, disse o idoso.
Sonho antigo
A paixão de Manfred pela Física começou na adolescência. Naquela época, ele passou a pesquisar tudo sobre a vida de Albert Einstein e Max Plank.
A decisão sobre a faculdade veio logo depois da Segunda Guerra Mundial, quando a mãe e um tio de Manfred o aconselharam a estudar medicina, uma profissão mais adequada em tempos turbulentos.
Ele recebeu o diploma de médico em Viena em 1955 e, semanas depois, emigrou para os Estados Unidos, onde desenvolveu com sucesso uma carreira dedicada a doenças do sangue.
Só que mesmo com uma carreira de médico consolidada, Manfred não conseguia esquecer o fascínio pela física.
“Foi como um desejo nunca realizado passando pela minha cabeça”, disse ele. “Eu sempre pensei que, depois de terminar a medicina, não queria passar o resto da minha vida sentado ou jogando golfe ou qualquer coisa assim. Eu queria me manter ativo.”
Novos rumos
Logo quando completou 70 anos, o idoso decidiu que iria estudar Física na Brown. Em 2007 ele então conseguiu iniciar o doutorado.
A carreira e o sonho de Manfred quase foram interrompidos, quando ele descobriu um problema grave de saúde.
Com a ajuda da esposa Sheila, de 93 anos, o idoso se manteve firme, buscou a recuperação e logo quando foi possível, retomou para as pesquisas.
O orientador Brad Marston, que ajudou Manfred durante os últimos anos, disse que estava completamente cético quanto a capacidade do idoso no início da pesquisa.
“As pessoas geralmente não fazem física, especialmente física teórica, em uma idade avançada. Mas em um momento de fraqueza, concordei e disse ‘sim’. Eu conhecia sua história e simpatizava muito com seu desejo de realizar o sonho de toda uma vida de se tornar um físico”, disse.
Hoje, Brad conta que o trabalho com Manfred é “muito prazeroso” e acrescenta:
“A teoria que ele estava fazendo envolve técnicas incrivelmente avançadas e desafiadoras de dominar. Ele fez um trabalho incrível! Ele acredita na capacidade da mente humana de avançar e criar conhecimento. Vê-lo fazer isso foi incrivelmente inspirador, capacitador e fortalecedor para mim como físico.”
Já Manfred afirma que vai continuar a pesquisa na Física.
“É uma sensação muito boa. Estou realmente no topo do mundo”, concluiu o idoso.
Com informações de Brown University

Fortaleza lidera aprovações na primeira fase do ITA 2027; veja ranking das cidades
Ex-aluno doa rim, salva a vida da professora e os dois viram irmãos de coração
Meninas de 14 anos criam tecnologia contra fake news, vencem concurso e ganham viagem à Nasa
Museu Nacional ganha mais R$ 10 milhões para reconstrução e já volta a receber visitantes
Congresso aprova Enamed obrigatório para novos médicos antes do registro profissional
Aos 79 anos, estudante idoso faz estágio em escola para realizar sonho de ser professor
Repórter salva motorista em carro que afundava em enchente na Austrália; vídeo
Vizinhos salvam menina de 3 anos pendurada no 12º andar de prédio na China; vídeo
Em tempos de IA, estúdio de Coraline leva 7 anos para criar novo filme à mão, quadro a quadro; vídeo
Brasil supera Arábia Saudita e se torna 2º maior fornecedor de petróleo para a China
Deu certo! Papa Leão XIV não precisará de mais tratamento contra câncer após cirurgia
“Bom diaaa!” Agricultor de 70 anos conversa com família de ratões-do-banhado e derrete corações; vídeo