Eduardo e Mônica, o filme, chega finamente aos cinemas brasileiros

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Eduardo e Mônica, o filme, chega finamente aos cinemas brasileiros
Gabriel Leone e Alice Braga vivem Eduardo e Mônica no filme que estreia em janeiro nos cinemas - Foto: divulgação

Finalmente o esperado filme Eduardo e Mônica vai chegar às telonas. A estreia está marcada para 6 de janeiro. (novo trailer abaixo)

O longa é estrelado por Gabriel Leone, o queridinho da vez da TV – no ar em Verdades Secretas e Um Lugar ao Sol – e Alice Braga, atriz brasileira que que ganhou fama internacional.

O filme, dirigido por René Sampaio e inspirado nos personagens da música de Renato Russo, conquistou o prêmio de Melhor Filme em Edmonton, no Canadá.

Eduardo e Mônica é uma crônica inteligente do Planalto Central, que conta a divertida história de um casal de jovens que encontram o amor justamente nas suas diferenças de idade, pensamentos, experiências, classe social e formação.

“O filme é uma delicada história de amor que fala, entre outras coisas, sobre como é possível amar e respeitar quem pensa muito diferente de você. Em alguma medida, todos já foram o Eduardo ou a Mônica em alguma relação’, analisa o diretor René Sampaio.

Pré-estreia

Depois de adiamento por conta da pandemia, a pré-estreia de ‘Eduardo e Mônica’ foi em sessão exclusiva esta semana em Brasília, Kinoplex do Park Shopping, justamente o palco da história contada por Renato Russo na música que foi sucesso absoluto com a Legião Urbana.

René Sampaio, o diretor, é um fã brasiliense de Renato e cineasta formado na Universidade de Brasília.

O diretor transformou essa paixão em filmes. Primeiro com Faroeste Caboclo, em 2013 e agora, com seu novo trabalho, Eduardo e Mônica.

“Esse filme não poderia começar em outra cidade no Brasil: só em Brasília. Fizemos todo o planejamento para estrear aqui em primeiro lugar. É importante para o filme e acho que para cidade também tem um gosto especial poder encontrar Eduardo e Mônica na tela grande antes dos outros. Vivemos uma grande experiência filmando aqui. É uma retribuição por todo o carinho que a equipe recebeu.” disse René ao Correio Braziliense

Festivais internacionais

Antes de estrear aqui, o longa passou por festivais internacionais de cinema e foi visto por um público que majoritariamente não conhece canção, nem o legado de Renato Russo.

“Foi muito precioso para o filme poder ser visto e abraçado por gente que não sabia nada da história original. Foi possível perceber que o filme emocionou gente do mundo inteiro a ponto de ser escolhido como melhor filme no festival de Edmonton, no Canadá, considerado, por muitos, uma bússola pro Oscar. Nos dá certeza que estamos contando uma história universal e moderna ao mesmo tempo”, afirmou.

Uma Brasília que o Brasil e o mundo não enxergam

“Muito do que os olhares estrangeiros mostram é ligado à política. Brasília é muito mais do que isso. É o que tenho procurado mostrar nos meus filmes. Por outro lado, temos também outros grandes cineastas locais que fazem um excelente trabalho e mostram, cada um à sua maneira, uma capital diferente. Queremos e merecemos mais. Mas existe já um movimento muito forte e consistente na cidade que está pronto pra abraçar mais e maiores desafios.”

O filme estreia dia 6 de janeiro no Brasil e conta no elenco com Alice Braga, Bruna Spínola, Gabriel Leone, Fabrício Boliveira, Otávio Augusto e Ivan Mendes.

Assista ao novo trailer:

Com informações do Correio Braziliense