Apagão em restaurante derruba sistema de cobrança e clientes mostram honestidade

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Apagão em restaurante derruba sistema de cobrança e clientes mostram honestidade
O apagão pegou de surpresa 122 clientes que estavam no restaurante em SC. Todos saíram sem pagar, mas a honestidade falou mais alto - Fotos: reprodução / NSC Total

Mais uma para restaurar a fé na humanidade. Um apagão na semana passada pegou de surpresa pelo menos 122 clientes que estavam em um restaurante recém-inaugurado em Santa Catarina.

Imagina a cena! Tudo no escuro! Os funcionários não conseguiam calcular as comandas! Ninguém sabia o valor gasto! Todos queriam ir embora! E no final, todos saíram sem pagar a conta!

A direção da casa não teve alternativa a não ser liberar os clientes e dar um voto de confiança à honestidade. E foi o que aconteceu. Dos 122 clientes, pelo menos 115 voltaram para pagar a conta.

A pane elétrica

O Norden, Inaugurado há cerca de dois meses em Blumenau, estava com casa cheia na semana passada quando, por volta das 22h, um problema na subestação de energia da Usina do Salto deixou o estabelecimento no escuro, junto com outras 23 mil unidades consumidoras da cidade.

No meio da confusão, os clientes que passavam pelo caixa eram informados do problema e convidados a fornecer o número do celular.

Os donos tiveram a ideia de mandar a conta, acompanhada do cupom fiscal, no dia seguinte pelo WhatsApp, com a condição de que o pagamento fosse feito via PIX.

O risco de calote e prejuízo era iminente porque as pessoas desonestas poderiam fornecer um número aleatório de celular, para não serem rastreados, ou simplesmente ignorar a cobrança póstuma.

Final feliz

Mas a história teve final feliz. Até a última terça-feira (14), apenas sete dos 122 consumidores ainda não haviam acertado a dívida.

Mais que isso: alguns clientes voltaram na casa só para fazer o pagamento, cotou Julien Baier Gauche, um dos sócios do Norden.

“Não me surpreende o número. Acredito fielmente nas pessoas. Mas a confirmação torna fato que, sim, a humanidade vale a pena. Todo mundo tem um lado bom e positivo. Só precisamos focar nestas qualidades e fazer elas transparecem”, disse Gauche.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Santa (@jornaldesantacatarina)

Com informações do NSCTotal