Diarista brasileira craque no xadrez disputa campeonato na Polônia

Lembra da série o Gambito da Rainha, que conta a história de um prodígio do xadrez mundial? A história da diarista brasileira Cibele Florêncio, de 24 anos, é bem parecida com a da série mais assistida da história da Netflix, indicada a 18 prêmios do Emmy em 2021.
A diferença é que a nossa jogadora de xadrez é nascida em Macaíba, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte e treina à noite, depois que termina os serviços de limpeza.
“Treino com minha irmã Gabriele pela noite, porque tenho minhas tarefas e rotinha de diarista durante o dia”, contou.
Como se descobriu
Ela é uma mulher de origem humilde que começou no xadrez em um projeto na escola em que estudava, aos 9 anos de idade.
Cibele conta como notou que poderia levar o xadrez como esporte e não apenas um hobby: “Percebi quando eu visualizava os lances mais rápido que meus colegas e entendia o jogo com mais clareza”.
A enxadrista venceu o campeonato estadual e foi vice-campeã brasileira, mesmo sem ter equipe para treinar e nem treinador.
Conseguiu apoio para viajar
Selecionada para disputar o Campeonato Mundial de Xadrez em Varsóvia, na Polônia de 25 a 30 de dezembro, Cibele correu atrás de apoio financeiro para bancar os custos da viagem.
Ao tomar conhecimento da impressionante história da diarista potiguar, o médico cirurgião cardíaco, Dr. Marcelo Cascudo, recorreu aos demais sócios do Hospital Rio Grande e Incor e conseguiu firmar o apoio a atleta com a doação de passagens aéreas e hospedagem.
A atleta brasileira, porém, ainda precisa de apoio para alimentação e outras pequenas despesas enquanto estiver na Polônia.
Por isso, foi disponibilizada uma chave PIX (84) 9 98354873 para enviar doações para ela.
Os sonhos da brasileira
Cibele pretende, após o Mundial na Polônia, continuar competindo em campeonatos e internacionais.
Ela também sonha abrir um projeto para incentivar outras pessoas a praticarem o xadrez, gente como ela que não teve oportunidade, mas ama esse jogo que envolve raciocínio, planejamento e dedicação.
Com informações de Os Libertários