Primeira criança vacinada no Brasil é indígena e com deficiência

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Primeira criança vacinada no Brasil é indígena e com deficiência
Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, foi a primeira criança vacinada contra Covid-19 no Brasil - Foto: Aloisio Mauricio/fotoarena / Estadão Conteúdo

Finalmente começou! A primeira criança vacinada no Brasil contra Covid-19 foi um menino indígena de 8 anos, que tem deficiência motora. Davi Seremramiwe Xavante foi vacinado nesta sexta, 14, em São Paulo, onde faz tratamento.

A vacinação infantil começou com 2 meses de atraso no Brasil em relação aos Estados Unidos. Lá as crianças estão recebendo doses da vacina desde o dia 3 de novembro. Dados do Portal da Transparência de Registro Civil mostram que, desde o início da pandemia no Brasil, 324 crianças de 5 a 11 anos morreram vítimas da doença.

A história se repetiu. Aconteceu o mesmo na vacinação para adultos. Europa e EUA começaram no dia 8 de dezembro de 2020. Aqui só em 17 janeiro de 2021, quando já contabilizávamos mais de 210 mil mortos.

O primeiro menino brasileiro vacinado é da etnia Xavante do Mato Grosso e recebeu a dose da Pfizer/BioNTech.

Outras sete crianças também foram imunizadas no evento simbólico no Hospital das Clínicas, que marcou o início da vacinação infantil, em crianças de 5 e 11 anos.

Foram vacinados:

  • Gianlucca, de 9 anos, com atrofia muscular cerebral do tipo 1;
  • Cauê, de 11 anos, com síndrome de Down;
  • Luís Felipe, de 11 anos, com síndrome de Down;
  • Valentina, de 6 anos, com histórico de transplante de rim;
  • Leonardo, de 5 anos, com síndrome de Down;
  • Caio, de 10 anos, com histórico de um transplante de rim;
  • E Graziely, de 8 anos, com síndrome de Down.

Daqui 8 semanas elas vão receber a segunda dose da vacina da Pfizer, completando o esquema vacinal contra a covid-19.

Crianças devem receber duas doses, como adolescente e adultos.

Início da vacinação

Vale lembrar que a imunização oficial de crianças contra a covid-19 no estado de São Paulo começará apenas na segunda-feira, 18.

Pais e familiares poderão levar os filhos de 5 a 11 anos para se imunizarem, desde que se enquadrem nos critérios dessa etapa da campanha.

Além de São Paulo, cada estado brasileiro deve ter seu próprio cronograma, por isso é importante conferir os detalhes da sua cidade antes de ir até o posto.

Cronograma da vacinação infantil

Neste primeiro momento da vacinação infantil, a prioridade são crianças com algum tipo de comorbidade ou deficiência, além de indígenas e quilombolas, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

Em seguida, todos os menores poderão ser imunizados contra covid-19.

Chegada da vacina

Desembarcou no Brasil na madrugada de quinta-feira, 13, o primeiro lote de vacinas infantis da Pfizer — a única autorizada para uso no Brasil para esta faixa etária.

A primeira remessa chegou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, carregando 1,2 milhão de doses.

Para o mês de janeiro, devem chegar, no total, 4,3 milhões de doses do imunizante, o que deve garantir a primeira dose para uma parcela significativa das crianças brasileiras.

Com informações do CanalTech