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Motorista usa cartaz para explicar que tem síndrome e ganha apoio de passageiros

Rinaldo de Oliveira
04 / 02 / 2022 às 08 : 26
Iniciativa surgiu após ter sido bloqueado pelo aplicativo. Foto: Arquivo Pessoal
Iniciativa surgiu após ter sido bloqueado pelo aplicativo. Foto: Arquivo Pessoal

O motorista de aplicativo Antonio Luiz Gomes da Silva, 44 anos, de São Paulo, decidiu pendurar um cartaz explicando aos passageiros que possui a Síndrome de Tourette, doença neurológica que causa movimentos repetitivos, conhecidos como “tiques”.

A atitude dele, além de ter viralizado nas redes sociais, tem sido muito bem recepcionada pelos passageiros, que acabam compartilhando com ele histórias de quem tem a síndrome e até mesmo, relatando sobre outras síndromes e doenças na família.

Antonio explicou que a iniciativa surgiu após ter sido bloqueado pelo aplicativo por 15 dias. Como não teve acesso ao motivo, ele achou que poderia ter sido alguma reclamação sobre os tiques.

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“As viagens ficaram bem mais tranquilas depois que eu coloquei o aviso e não tive mais situações de desconforto em que os passageiros ficavam me questionando o que estava fazendo”, disse.

Os sintomas aumentaram na pandemia

Conhecida por afetar 1% da população mundial (cerca de 79 milhões de pessoas), a síndrome também causa na pessoa emissão de sons indesejados, piscar repetidamente os olhos, encolher os ombros e, em casos raros, proferir palavras ofensivas.

No caso do Antonio, ele balança a cabeça, pisca excessivamente os olhos, abre a boca e fica com a língua para fora.

Devido à ansiedade durante a pandemia de Covid-19 e os questionamentos dos passageiros, ele também começou a mexer os ombros e o corpo.

Situações de desconforto – como as que Antonio enfrentava durante as viagens após a pergunta dos passageiros – podem ocasionar agravamento nos tiques.

Por outro lado, quando há acolhimento e compreensão, o gatilho funciona de forma inversa, amenizando-os, conforme relatou o trabalhador.

Foto viralizou nas redes sociais

Publicado no Linkedin há um mês, o design de embalagens, Carlos Oliveira, disse que em 15 minutos de corrida aprendeu muito com o Antonio e que a intenção da publicação era conscientizar as pessoas.

O post teve mais de 65 mil curtidas e 626 comentários.

Cartaz tem ajudado Antonio com os passageiros. Foto: Linkedin
Cartaz tem ajudado Antonio com os passageiros. Foto: Linkedin

Com informações de Isto É

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