Tartaruga marinha em extinção é salva após engolir cordão de balão

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Tartaruga marinha em extinção é salva após engolir cordão de balão
A equipe de médicos vetinários do Sea Turtle Hospital removeu boa parte do cordão ingerido pela tartaruga marinha numa cirurgia delicada Foto: Facebook

Uma tartaruga marinha considerada em extinção engoliu um cordão de balão de 92 cm e foi salva por uma equipe de médicos veterinários, após cirurgia.

Ela foi resgatada no final do ano passado por integrantes do Mass Audubon Wellfleet Bay Wildlife Sanctuary em Cape Cod, em Massachusetts, EUA.

A tartaruga estava atordoada pelo frio e, quando chegaram mais perto, eles perceberam que ela havia ingerido uma corda de balão.

Ao chegar ao Sea Turtle, Hospital do New England Aquarium, ela estava hipotérmica, desidratada e anêmica. Depois de ser examinada, os médicos verificaram que a corda saía da tartaruga, mas tiveram que adiar a cirurgia.

“Tivemos que estabilizá-lo por cerca de uma semana antes de nos sentirmos confortáveis ​​o suficiente para anestesiá-lo para a cirurgia”, disse o Dr. Charles Innis, diretor de saúde animal.

“Primeiro, a tartaruga foi tratada com fluidoterapia, antibióticos, suporte nutricional e aquecimento gradual”.

Cirurgia

No dia 8 de dezembro, essa tartaruga estava pronta para o que eles consideravam uma “cirurgia particularmente complicada”.

Mesmo com a dificuldade, tudo correu bem e final os médicos conseguiram retirar cerca de 70 cm, dos 92 que foram ingeridos.

“A tartaruga começou a comer imediatamente após a cirurgia, mas tivemos que limitar seu consumo para evitar complicações no local da cirurgia”, disse Adam Kennedy, gerente de resgate e reabilitação do aquário.

Desde o procedimento bem-sucedido, a tartaruga está a caminho de uma recuperação completa e aguardando para voltar para o ocenao.

“Foi gratificante podermos remover a fita com segurança e salvar esta tartaruga, antes que houvesse danos irreversíveis ao trato gastrointestinal dela”, disse a Dra. Melissa Joblon .

“É um grande crédito para a equipe de triagem e veterinária do aquário que esta tartaruga tenha sobrevivido”, acrescentou Bob Prescott, líder do programa de resgate de tartarugas marinhas de Wellfleet Bay.

A tartaruga passou por cirurgia e os médicos removeram o cordão do balão. Em breve ela voltará para o oceano Fotos: Facebook

A tartaruga passou por cirurgia e os médicos removeram o cordão do balão. Em breve ela voltará para o oceano Fotos: Facebook

Com informações do Inspire More