Quem é a professora que pula e chora ao ver alunos aprovados no vestibular

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Quem é a professora que pula e chora ao ver alunos aprovados no vestibular
No vídeo vital, a professora Flor pula e chora ao ver os alunos dela que passaram no vestibular - Fotos: reprodução / Instagram

Acabou o mistério! Já sabemos quem é a professora que pula e chora ao ver os alunos que passaram no vestibular. Ela está emocionando as redes sociais com seu vídeo cheio de emoção e orgulho.

O nome dela é Florência Pinto, conhecida carinhosamente como Flor. Ela dá aulas de português em uma escola pública e outra privada do Pará. “Meus alunos estão passando”, disse emocionada quando viu que os jovens que ela ensinou foram aprovados em uma universidade federal.

No vídeo que viralizou no último fim de semana – postado no Instagram do Só Notícia Boa – ela pula, grita, chora, comemora assim que saiu a lista dos aprovados da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

“Meus alunos estão passando na Unifesspa. Escola pública. Só a gente sabe”, disse, emocionada, a uma amiga da escola.

A emoção gravada no vídeo

Com milhares de visualizações e compartilhamentos nas redes sociais, a professora diz que o “mico”, valeu a pena.

“Se esse vídeo alcançou um professor para ele ser resistência do sistema, no fazer pedagógico dele, valeu a pena o mico. Se esse vídeo serviu para os alunos, ex-alunos, respeitarem e valorizarem ainda mais, seguirem o ciclo de respeito dos seus professores, que aprendeu com seus professores. Se serviu para inspirar outras pessoas a buscarem a universidade, acreditar na educação pública, valeu a pena o mico”, afirmou.

Com a voz embargada de emoção, ela revela que na pandemia houve uma debandada dos alunos durante o período de aula on-line e que a escola criou aulões presenciais aos finais de semana, durante três meses.

“Nesse início de ano, em um momento que eu estava tão triste, diante dos desafios, porque a gente vem de um período de aula on-line, nossos alunos desaparecendo. Aí nossa escola, junto à coordenadora pedagógica Lorena, ao diretor, Renildo e todos outros professores, montamos os aulões e os meninos foram lá e participaram de todos”.

“Vale a pena ser professor”

“Aquele momento foi um turbilhão, foi o momento de dizer, ‘vale a pena ser professor’ nesse país com tanta desgraça, tão arrasados como está a educação. E para mim, é o resultado de que todo esforço vale a pena. E eu choro com eles, vibro com eles. Gritei muito, chamei um monte de palavrão, pulei”, relembrou.

Sobre o motivo de tamanha comoção em torno do vídeo, ela acredita que as pessoas viram um pouco de si nela. “Eu acredito que viralizou porque a gente já está tão sucateado de coisas ruins, tão desacreditados, tão desvalorizados, uma incerteza tão grande de tudo, que as pessoas viram um pouco delas em mim.”

Ela acredita que a educação é o único caminho

“Sigo a docência porque eu acredito que a educação é o único caminho, foi ela que mudou a minha vida, que me tirou lá do interiorzinho do Maranhão, da pobreza, da roça, para estar hoje aqui, com uma vida confortável.”

E justamente por lecionar em uma escola pública e em outra privada, Flor vê de perto a diferença de realidades.

“Na rede particular, eu tenho toda a estrutura da escola que eu preciso. Tem livros à vontade, material didático, climatização, data show nas salas, acesso à impressão […] Já na escola pública, eu só tenho a liberdade de trabalho. Porque eu estou em uma sala que não tem porta, que o ventilador não presta, que a energia não presta. Canaã é uma região muito quente, tenho uma sala com mais de 40 alunos. Na pandemia triplicou a quantidade de alunos da escola, por conta das aulas remotas. Eu não tenho equipamento necessário”, denuncia. Mas esclarece. “As realidades são diferentes, mas a professora é a mesma, o amor é o mesmo.”

E o melhor de tudo: “As realidades são diferentes, mas a professora é a mesma, o amor é o mesmo”, concluiu Flor.

Que linda!

Assista ao vídeo da professora que viralizou na internet:

Com informações do CorreioBraziliense