Dormir bem reduz apetite em até 500 calorias por dia, revela estudo

Dormir bem ajuda a emagrecer! Sim, um novo estudo internacional mostra que uma boa noite de sono ajuda a reduzir o apetite em até 500 calorias por dia.
A descoberta é de cientistas da Universidade de Medicina de Chicago. Eles aumentaram de 6 horas para 8 horas o tempo de sono dos participantes do estudo e tiveram bons resultados, que foram publicados na revista JAMA Internal Medicine.
“Em nosso estudo, apenas manipulamos o sono e os participantes comeram o que quisessem, sem registro de alimentos ou qualquer outra coisa para rastrear sua nutrição por conta própria”, o autor da pesquisa, Dr. Esra Tasali.
E ele disse que os resultados apareceram em 14 dias: “Este não foi um estudo de perda de peso. Mas mesmo em apenas duas semanas, temos evidências quantificadas mostrando uma diminuição na ingestão calórica e um balanço energético negativo – a ingestão calórica é menor do que as calorias queimadas”.
A redução de calorias
As pessoas que dormem mais reduzem sua ingestão de calorias em uma média de 270 kcal por dia, com algumas até cortando 500, descobriram os pesquisadores.
Isso se traduz em cerca de 12 kg de perda de peso ao longo de três anos, desde que os efeitos sejam mantidos a longo prazo.
Um padrão de sono saudável poderia, portanto, ser usado para combater a obesidade, que afeta cerca de 13% da população mundial.
Motivo da perda de peso
E o Dr. Tasali garante que tudo isso aconteceu porque as pessoas que participaram do teste reaprenderam a dormir.
“Nós simplesmente treinamos cada indivíduo sobre uma boa higiene do sono e discutimos seus próprios ambientes pessoais de sono, fornecendo conselhos personalizados sobre as mudanças que eles poderiam fazer para melhorar a duração do sono”.
“Vimos que, após apenas uma única sessão de aconselhamento do sono, os participantes conseguiram mudar seus hábitos de dormir o suficiente para levar a um aumento na duração do sono.
O estudo
Os pesquisadores recrutaram 80 adultos jovens com excesso de peso, que geralmente dormiam apenas seis horas e meia por noite.
Eles foram solicitados a usar um monitor de sono e sessões de aconselhamento para dormirem até oito horas e meia por noite.
Dessa forma, os participantes puderam continuar dormindo em suas próprias camas e não precisaram mudar suas dietas.
Os participantes aumentaram a duração média do sono em mais de uma hora por noite após apenas uma sessão de aconselhamento.
Para rastrear sua ingestão de calorias, os pesquisadores usaram um teste de urina especial chamado “método da água duplamente rotulada”, ou seja, deram aos participantes água onde os átomos de hidrogênio e oxigênio foram substituídos por substâncias inofensivas menos comuns.
4 semanas
O estudo durou quatro semanas, sendo as duas primeiras dedicadas a descobrir quantas horas os participantes desfrutaram.
Tasali disse: “Se hábitos saudáveis de sono forem mantidos por mais tempo, isso levaria a uma perda de peso clinicamente importante ao longo do tempo.
Em outras palavras, dormir o suficiente pode evitar que milhões de pessoas ganhem peso indesejado, dizem os cientistas.
“Muitas pessoas estão trabalhando duro para encontrar maneiras de diminuir sua ingestão calórica para perder peso – bem, apenas dormindo mais, você pode reduzi-la substancialmente”, concluiu.

Divulgada a primeira mochila voadora chinesa, atinge 100 km/hora; assista
Pitbull protege menino de 2 anos que saiu de casa e passou madrugada na rua
Desconhecidos e policiais levantam carro capotado e resgatam bebê preso; vídeo
Empresário doa a própria empresa bilionária para salvar o planeta e combater mudanças climáticas
Família encontra tesouro enterrado no quintal de casa: moedas raras de ouro
Menina com dislexia entra para a Mensa, o clube dos superdotados do mundo
Michael Jackson é o artista morto que mais faturou em 2025; veja ranking da Forbes
Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante
Menino de 9 anos doa células-tronco e salva o pai com leucemia; já tiveram alta
Nícolas Prattes diz que filme “Minha Vida com Shurastey” vai “aquecer o coração”
Brasileira reencontra mulher que a salvou de estupro no metrô de Paris e agradece
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo