Startup lança refrigerante azul de algas com vitamina C e vários nutrientes

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Startup lança refrigerante azul de algas com vitamina C e vários nutrientes
Ful Soda é o refrigerante feito à base de algas que contém vitamina C e vários outros nutrientes Foto: Instagram Drink_Ful

Um refrigerante borbulhante azul brilhante feito à base de algas contém vitamina C e cálcio foi lançado pela Ful Soda, um startup holandesa.

A empresa usa uma alga chamada spirulina para dar ao refrigerante um impulso nutricional, bem como sua tonalidade azul-esverdeada.

A marca quer usar o produto para chamar a atenção para as algas como um ingrediente viável para ajudar a reduzir a pegada de carbono do sistema alimentar.

Spirulina

Os fundadores da startup holandesa Ful se conheceram quando estudantes e passaram meses explorando maneiras de acelerar a mudança global para emissões líquidas zero antes de se decidirem pela spirulina de microalga azul-esverdeada.

“O que acho que chamou nossa atenção foi a eficiência de transformar CO₂ em nutrientes e oxigênio”, diz Julia Streuli, uma das três cofundadoras da Ful .

“Pouquíssimas pessoas estavam se concentrando na maneira como você torna as algas atraentes para os consumidores finais”, diz Streuli.

O sabor e o cheiro pareciam pouco atraentes para tentar transformá-lo em algo comestível, mas eles conseguiram.

“Se você tentar pasteurizá-lo, o que muitos alimentos precisam para uma vida útil mais longa, a cor verde se transforma em um marrom muito desagradável” , diz ela.

Produção

Pouco antes da formatura, os fundadores ganharam um concurso de planos de negócios por seu conceito de uma nova marca à base de spirulina.

“Basicamente, isso nos deu dinheiro suficiente para justificar a recusa de nossos empregos corporativos”, diz Streuli, e a equipe se mudou para a Holanda para começar a trabalhar com cientistas de alimentos para lidar com os desafios que viam impossibilitando a comercialiazação do ingrediente.

Eles desenvolveram uma nova maneira patenteada de processar as algas para extrair as partes mais saborosas e, com isso,  se tornar um refrigente sustentável e saboroso.

Será que é bom?

Com informações do BrightVibes