Ficou mais fácil entrar na Bélgica e 26 países europeus

-
Por Andréa Fassina
Compartilhar
Imagem de capa para Ficou mais fácil entrar na Bélgica e 26 países europeus
A Bélgica e 26 países europeus vão exigir a autorização de viagem ETIAS a partir do final de 2022 - Foto: Bruxelas/Pixabay

A Bélgica é um dos lugares mais interessantes para se visitar na Europa, com muitas atrações concentradas em seu território e ótimas conexões para quem pretende fazer um roteiro de viagem aproveitando para conhecer vários países de uma só vez.

E agora está mais fácil embarcar nessa aventura com as novas regras para entrada de brasileiros na Bélgica somente com a apresentação do comprovante de vacina, mas é importante atentar para um novo requisito de viagem que vai ser exigido pelas autoridades belgas (e de outros países europeus): o ETIAS, Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens.

Essa exigência, prevista para entrar em vigor a partir do final de 2022,  quando o ETIAS estiver em pleno funcionamento, será bem mais fácil de cumprir do que o processo para obtenção de um visto. Veja como!

O que muda para os brasileiros quando o ETIAS estiver em operação

Com o relaxamento das medidas de combate à Covid, muitas pessoas estão voltando a desfrutar da isenção de visto para Europa nas viagens de curta duração a turismo, negócios ou trânsito. Hoje em dia, turistas brasileiros não precisam de visto para entrar na Bélgica e nos outros países do Espaço Schengen nas condições que excluem a finalidade de trabalhar e morar no exterior.

Mas, a partir do início das operações do ETIAS, vai ser obrigatório fazer um cadastro nesse sistema eletrônico para obter uma autorização de viagem com isenção de visto europeu. Como o ETIAS não é um visto, isso não requer um processo lento e burocrático, com comparecimento a um consulado: o processamento da autorização vai ser rápido e 100% online.

Como tirar o ETIAS 

Para obter uma autorização de viagem ETIAS, basta preencher um formulário online e pagar a taxa de emissão usando um cartão de crédito ou débito. Além de fornecer um e-mail para contato, dados do passaporte e outras informações pessoais, é preciso responder a um questionário de segurança. Esse registro vai ajudar no controle das entradas e saídas de estrangeiros na Europa, tornando mais rápidos os procedimentos na chegada aos países do ETIAS — e aumentando a proteção dessa área onde é permitida a livre circulação entre fronteiras internas.

O ETIAS vai ter validade de 3 anos (ou até a expiração do passaporte registrado) e ficar conectado virtualmente ao documento de viagem da pessoa, podendo ser usado em múltiplas viagens de até 90 dias a cada período de 180 dias e em todo o Espaço Schengen.

Aproveite sua viagem à Bélgica

A Bélgica tem muito a oferecer em termos de turismo e negócios. O país tem atrações para quem se interessa por arte, história, natureza, gastronomia e ótimas experiências de viagem. Nada como provar, na fonte, as cervejas e os chocolates de renome internacional. Ainda mais quando se faz isso no belo centro histórico de Bruxelas ou no lado ultramoderno da capital belga.

Cidades como Antuérpia, um polo de moda com grande fama pela lapidação de diamantes, e a belíssima Bruges, ficam bem próximas à capital de trem. Aliás, a Estação Central de Antuérpia é tida como uma das mais bonitas da Europa, com uma mistura de estilos neorrenascentistas que faz contraste com outra estação famosa no país, em Liège, com um arrojado projeto de renovação assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

Como a Bélgica faz fronteira com a França, a Holanda, a Alemanha e Luxembugo, o país é um ótimo ponto de partida para viagens de trem pela Europa.

Essa é uma opção interessante para se apreciar a paisagem pelo caminho, com bom custo-benefício quando se adquire os passes ainda no Brasil. Outra vantagem é que há liberdade de movimentação entre as fronteiras desses países, pois todos fazem parte do Espaço Schengen — lembrando que esta região composta por 26 países europeus, que vão exigir a autorização de viagem ETIAS a partir do final de 2022.

Documentos que você precisa para entrar na Bélgica 

Para entrar na Bélgica, é essencial contar com os seguintes documentos:

  • Passaporte válido por, no mínimo, 6 meses após a data de saída do Brasil
  • Certificado de vacinação completa contra a Covid-19, sendo que a imunização com a Coronavac não é aceita no país (nesses casos, é preciso apresentar o resultado negativo de um teste RT-PCR ou de Antígeno feito até 72 horas do embarque para a Bélgica).
  • ETIAS, assim que a autorização de viagem europeia começar a ser exigida, ou visto, em casos de residência, trabalho ou estudos prolongados no país
  • Comprovantes que podem ser solicitados por oficiais de imigração no aeroporto, como passagem de regresso (ou continuidade da viagem), documentos que demonstrem renda suficiente para seu sustento durante a estada no país e a finalidade da viagem.

Depois de entrar na Bélgica, é fácil se deslocar pelos países ao redor e conhecer o melhor da Europa. Então, prepare-se para aproveitar muito a sua viagem!

Com informações do Etias Visa