Manaus vai sediar 1ª mostra de moda indígena

Olha, que incrível! Manaus vai sediar o primeiro evento de moda indígena no Brasil. A mostra inédita acontecerá dos dias 2 a 23 de abril e ainda contará com 29 estilistas e 37 modelos indígenas.
A “Mostra Intercultural de Moda Indígena”, que vai para além das passarelas, busca profissionalizar artistas indígenas com técnicas de produção e democratizar o acesso das comunidades.
Os modelos são das etnias Munduruku, Baré, Sateré-Mawé, Tikuna, Witoto, Mura, Tariano, Kambeba, Carapanã e Kokama, entre outros. Ao todo, 70 profissionais estão envolvidos na ação.
Grafismo indígena
A temática da primeira edição é o grafismo indígena que se configura nos trajes e traçados dos figurinos, pinturas e artesanatos que representam a especificidade de cada etnia.
A mostra da Seanny Artes Produções acontece em parceria com o Projeto de Extensão Contadores de Histórias, da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A produtora executiva da Mostra, a atriz Reby Oliveira, explica a importância deste evento, inédito no Brasil quanto ao caráter 100% indígena.
“Temos populações étnicas gigantescas, encaradas como minorias, mas são maioria, com diversas línguas, mas desconhecidos do contexto em que vivemos. Por exemplo, no Parque das Tribos existem 36 etnias e os modelos da Mostra são todos de lá”, comenta.
Com informações de TV Brasil

Idosa de 98 anos dirige até hoje e diz que não vai parar antes dos 101; vídeo
Financiamento da Caixa para imóveis de até R$ 2,5 milhões está aberto; veja como conseguir
COP 30 vai ter caipirinha com frutas da Amazônia: coquetelaria sustentável
Reunião entre Trump e Lula na Malásia é animadora: poderá visitar o Brasil
Policial salva cachorrinho com massagem cardíaca em campo de futebol; vídeo
Governo dá bolsa para pacientes com câncer não abandonarem tratamento; veja valores
“Caçador de tesouros” brasileiro acha iPhone soterrado na praia e devolve a turista; vídeo
Como não depender dos filhos na velhice: especialista dá 5 dicas importantes
Como é a “supermadeira” 10 vezes mais forte que o aço e mais leve