Manaus vai sediar 1ª mostra de moda indígena

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Manaus vai sediar 1ª mostra de moda indígena
Ao todo, 70 profissionais estão envolvidos na ação. Foto: Secom

Olha, que incrível! Manaus vai sediar o primeiro evento de moda indígena no Brasil. A mostra inédita acontecerá dos dias 2 a 23 de abril e ainda contará com 29 estilistas e 37 modelos indígenas.

A “Mostra Intercultural de Moda Indígena”, que vai para além das passarelas, busca profissionalizar artistas indígenas com técnicas de produção e democratizar o acesso das comunidades.

Os modelos são das etnias Munduruku, Baré, Sateré-Mawé, Tikuna, Witoto, Mura, Tariano, Kambeba, Carapanã e Kokama, entre outros. Ao todo, 70 profissionais estão envolvidos na ação.

Grafismo indígena

A temática da primeira edição é o grafismo indígena que se configura nos trajes e traçados dos figurinos, pinturas e artesanatos que representam a especificidade de cada etnia.

A mostra da Seanny Artes Produções acontece em parceria com o Projeto de Extensão Contadores de Histórias, da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A produtora executiva da Mostra, a atriz Reby Oliveira, explica a importância deste evento, inédito no Brasil quanto ao caráter 100% indígena.

“Temos populações étnicas gigantescas, encaradas como minorias, mas são maioria, com diversas línguas, mas desconhecidos do contexto em que vivemos. Por exemplo, no Parque das Tribos existem 36 etnias e os modelos da Mostra são todos de lá”, comenta.

A mostra inédita acontecerá dos dias 2 a 23 de abril e ainda contará com 29 estilistas e 37 modelos indígenas. Foto: Secom

A mostra inédita acontecerá dos dias 2 a 23 de abril e ainda contará com 29 estilistas e 37 modelos indígenas. Foto: Secom

Com informações de TV Brasil