Engenheiros de alimento criam ‘chocolate perfeito’ em tudo

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Engenheiros de alimento criam ‘chocolate perfeito’ em tudo
Cientistas da Unilever e pesquisadores holandeses descobriram que a sensação na boca do chocolate na boca pode ser garantida pelo formato, além de todos os sabores e sensações Foto: reprodução

Um chocolate perfeito existe? Para os cientistas holandeses tanto é possível que eles criaram um chocolate perfeito em qualidade, porcentagem de cacau, ingredientes, crocância e textura e o mais incrível: em formato.

Segundo os engenheiros de alimentos da Universidade de Amsterdã, Delft University e Unilever, na Holanda, é mágica a sensação de mastigar o chocolate, projetado para dar ainda mais prazer.

Os cientistas criaram um um protótipo exótico feito de chocolate, e na sequência, fizeram uma série de estudos para entender como funciona o processo pós mordida do alimento.

A magia do sabor

O processo inclui os ângulos de mastigação e em quantos pedaços ele deve quebrar para ser perfeito. Outro ponto importante é como acontece sua dispersão na boca após o impacto.

Segundo pesquisadores, o simples ato de aquecer e resfriar pode transformar um chocolate macio em um chocolate muito mais quebradiço, ou vice-versa.

É o que a gastronomia chama de “temperagem” de chocolate, que pode alterar sua textura. Este foi o primeiro ponto a ser resolvido.

Processo

Para começar, os cientistas aqueceram o chocolate cuidadosamente e foram adicionando chocolate frio para resfriá-lo novamente. Após o processo, o alimento foi colocado em uma impressora 3D. Nela, os pesquisadores imprimiram algumas formas do chocolate.

A primeira dessas formas, como você pode ver na imagem abaixo, foi feita em formato “mola” — ou um intestino, como queira. O objetivo era testar como esse material quebraria, e como essa quebra seria sentida na boca.

Quando o chocolate foi pressionado na direção perpendicular (com um ângulo de 90° entre dente e chocolate) foi notado apenas uma única rachadura.

O teste mostrou que a melhor sensação foi com a primeira mordida, com várias rachaduras, algo que dá a sensação de crocância.

Diante desse resultado, os pesquisadores chegaram a conclusão que é possível projetar alimentos e chocolates que trazem essa sensação e tenham esse tipo de formato.

Mas até que o ‘chocolate perfeito’ vá para as prateleiras ainda é preciso algum tempo, porém, o experimento já dá pistas de como tornar a barra ainda mais gostosa.

Este, segundo os pesquisadores, é o primeiro estudo já realizado com material comestível.

Duro é esperar pra experimentar o resultado… rs

Com informações do Gizmodo