Goiano se torna o 1º sul-americano amputado a chegar no alto do Monte Everest

Olha que incrível! O goiano João Carlos Rodovalho Costa, 38 anos, se tornou o 1º sul-americano amputado a chegar na base de acampamento do Monte Everest, montanha onde se encontra o ponto mais alto do mundo, na Cordilheira do Himalaia.
João subiu 2.500 metros durante 7 dias até chegar na base do Everest. Ele, que voltou da viagem na última segunda-feira (25), teve a perna esquerda amputada aos 17 anos por causa de um câncer no joelho.
Segundo o Portal Extremos, apenas 30 brasileiros concluíram a jornada até hoje!
Inspiração
Conhecido como “João Saci”, o goiano disse que quer ser inspiração para outras pessoas.
Logo depois de ficar sem uma perna, João disse que passou por um período desafiador em relação à própria aceitação e reabilitação:
“Sei que muitos amputados se sentem impossibilitados por não ter uma prótese de qualidade e por não ter acesso a uma reabilitação integral de quem usa a prótese. Para alguns, isso tudo pode ser loucura ou não ter sentido, mas, para mim, é apenas a continuação de uma vida cheia de superações”, destacou.
Projetos
João pratica crossfit, trabalha na área de controladoria de uma empresa, é palestrante e compartilha sua história de vida nas redes sociais.
Além de outras montanhas, tem ainda o desejo de saltar de paraquedas.
Ele ainda ressalta que essa foi a primeira de muitas montanhas que pretende escalar.
“Se puder dar somente um conselho, por mais difícil que seja, siga em frente. Siga mais um dia, siga mais uma semana, um mês, uma hora ou um minuto. Não pare. Dê o próximo passo, e mais um e mais um. Um dia após o outro superamos nossas dificuldades”, ensinou.
Certíssimo, João! Obrigado e parabéns!
Com informações de O Popular

Velhos Bandidos, com Fernanda Montenegro e Ary Fontoura, finalmente chega aos cinemas
SUS vai oferecer Implanon neste fim de semana: evita gravidez por 3 anos
Imposto de Renda 2026 terá restituição automática a quem não declarou; entenda
Meta vai pagar R$ 5 mil para quem criar conteúdo no Facebook; veja como funciona
Dia Internacional da Felicidade: a busca pode estar sendo feita em lugar errado
Sai ranking dos países mais felizes do mundo; Brasil subiu
Valores a Receber: brasileiros têm R$ 10 bilhões esquecidos nos bancos, diz BC; veja como resgatar
Sai ranking das melhores pipocas vendidas no Brasil; veja as vencedoras
Serginho Groisman mostra Mini Glória Maria trabalhando no Altas Horas; ela conseguiu
PM do Ceará representa Brasil em concurso de beleza masculino; vídeo
Michael Jackson: filme bate recorde na pré-venda; ingressos esgotados
Dona Beja é fenômeno de audiência no ranking global da HBO e conquista 22 países