Eclipse Lunar Total será visto com lua avermelhada: Lua de Sangue

O eclipse lunar será visto na semana que vem, entre os dias 15 e 16 de maio, com a Lua assumindo um aspecto avermelhado, conhecido como “Lua de Sangue‘.
O fenômeno é caracterizado pelo alinhamento do Sol, Terra e Lua. Isso faz com que nosso satélite natural reflita esses tons. Isso ocorre porque a Terra fica alinhada entre o Sol e a Lua, mas isso não é o suficiente para bloquear 100% dos raios solares.
Programe-se para assistir! O eclipse vai aparecer no céu por volta das 22h30 no horário de Brasília, na noite de domingo, 15. Sua fase total ocorre na madrugada do 16, às 1h11 da manhã. O fenômeno perdura até 4h da manhã.
O fenômeno poderá ser visto da América do Sul e quase totalmente da América do Norte. Nas regiões da África e Europa Ocidental, ele poderá ser visto parcialmente.
Superfície Lunar
A NASA explica que esse evento ocorre quando “a única luz que chega à superfície da Lua é aquela que passa pela atmosfera da Terra”.
As moléculas do ar atmosférico “ocultam” o espectro azul e fazem com que a luz refletida na superfície lunar seja avermelhada. Essa é a mesma ciência por trás da cor alaranjada do céu durante o pôr do sol.
Sendo um eclipse total, a sombra da Terra cobrirá a Lua por completo deixando-a com um aspecto avermelhado deslumbrante.
Ao longo do evento, você pode acompanhar a sombra terrestre se espalhando pela superfície lunar, até cobri-la completamente.
Eclipse Lunar
Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua e o Sol estão exatamente em lados opostos da Terra.
A Lua fica na sombra da Terra, mas um pouco da luz solar atravessa a Terra e atinge o satélite. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá.
De acordo com a Nasa, este fenônemo faz com que a Lua pareça cerca de 7% maior que a média.
Com informações da Exame

Desligue o wi-fi do celular antes de ir para o Carnaval; veja dicas de segurança
Shakira grava vídeo sobre show em Copacabana, no Rio, assista
Brasileiro de 8 anos é convocado para representar o país no Mundial de Karatê na Itália
Ilia Malinin, o “Deus dos saltos quádruplos” se levanta após queda e leva ouro na Olimpíada de Inverno
Carnaval do bem: bloCão transforma fantasia em ajuda para cães resgatados
Brasileira é a primeira mulher a assumir orquestra na Alemanha em 130 anos de história
Lais Souza conhece a dra. Tatiana Sampaio, da polilaminina, após 12 anos tetraplégica
Irmãos gêmeos do Sul são aprovados juntos em Medicina
Cachorrinho aparece do nada e leva polícia até menino desaparecido