Rapper africano, que trabalha como garçom no DF, canta inclusão e representatividade

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Rapper africano, que trabalha como garçom no DF, canta inclusão e representatividade
O rapper Big Nel canta sobre inclusão e representatividade - Foto: arquivo pessoal

Nascido em Benim, na África, o rapper Lidvin Lionel Houegnon Ahissou, de 27 anos, mais conhecido como “Big Nel”, veio para o Brasil com um sonho na mala: viver da música.

Hoje, morando no Distrito Federal, ele canta sobre inclusão e representatividade. O jovem acredita que todo mundo é capaz de conseguir o que deseja quando persiste.

“Por meio da música, eu quero mostrar que as pessoas como eu podem vencer na vida e realizar seus sonhos. […] Quero mostrar que, mesmo vindo de baixo, a gente pode ir muito mais longe do que as pessoas imaginam. Não se deixar ser marginalizado, porque já é clichê. Quero poder salvar muitas vidas, muitas crianças, muitas famílias [da criminalidade]”, contou Big Nel em entrevista ao Só Notícia Boa, com o leve sotaque francês que carrega.

Aptidão para as artes

Big Nel conta que a vontade de viver de arte surgiu ainda na infância dele. “Desde pequeno sempre tive ritmo para música e para o basquete. Eu dançava em festas de família e na escola também”, lembra.

“Eu ficava muito impressionado com as composições dos artistas, sem saber como era o processo para fazer uma música. Um dia, eu estava assistindo uns clipes, vídeos na televisão e me identifiquei. Daí começou o sonho”, fala o rapper.

Aos 14 anos, ele escreveu as primeiras letras em forma de poesia. O rapper lembra que não sabia como cantá-las, mas queria colocar ritmo em cada uma.

A primeira gravação profissional veio aos 17 anos. Ele disse que recebeu muitos elogios quando mostrou a canção para amigos, mas o incentivo veio de uma crítica.

“O que mais me incentivou a seguir com a caminhada, foi alguém falar que eu não era bom nisso, que minha voz não era boa o bastante e que música hip hop era para gente sem rumo na vida. Em vez de desistir, fui ficando mais forte e persisti”.

Estudou na UnB

Big Nel contou que teve a oportunidade de concluir o ensino superior e fez outras faculdades.

“Eu me graduei em Recusos Humanos em Benim”, revelou. Aí ele se mudou para Brasília.

“Estudei Relações Internacionais. na UnB”. Além da graduação, o cantor conta que queria aprender uma segunda língua e o português foi o idioma escolhido.

E foi no Brasil que Big Nel conseguiu mais espaço no cenário musical. Ele chegou a lançar algumas canções e fez parceria com artistas brasileiros.

Só que a dificuldade veio em 2019, quando cantor precisou dar uma pausa na carreira para buscar um emprego. O motivo: o nascimento do primeiro filho.

“Fui na busca de emprego para poder dar o melhor que eu podia para ele e para mãe dele e também continuar financiando meus projetos”, conta.

“Tive que me mudar junto com minha família do Distrito Federal para a Cidade Ocidental, em Goiás, no início de 2020 por conta de condição financeira baixa. Arrumei um emprego de Chapeiro numa hamburgueria na cidade para poder sustentar os gastos”.

3 meses depois as coisas começaram a melhorar

Big Nel hoje trabalha como garçom no Italianíssimo, um restaurante delicioso de Brasília, do chef Marcello Lopes. Big Nel conta que foi essa oportunidade que fez ele voltar a ter ânimo para compor.

“Eu comecei [no restaurante] lavando louça. Foi quando eu voltei a compor música. Eu lavava sempre as louças animado, com uma caixinha de som, dançando”, conta o jovem de Benin, que hoje atende clientes do restaurante e encanta a todos com sua simpatia, sotaque e educação.

Música e inclusão

Big Nel sonha em viver apenas da música e quer poder cantar sobre inclusão e representatividade para todos.

E o canal do rapper no YouTube já conta com mais de 34 mil visualizações.

No espaço, ele costuma postar músicas autorais gravadas de forma independente.

 

Big Nel trabalha em um restaurante em Brasília - Foto: arquivo pessoal

Big Nel trabalha como garçom em Brasília – Foto: arquivo pessoal

Veja uma das canções do Big Nel!

Youtube tumbnail video