Nasa divulga som de buraco negro no espaço. Ouça!

Estamos chocados com o áudio! A Nasa divulgou nesta quarta-feira (04), o som de um buraco negro captado no centro de um grupo de galáxias, chamado aglomerado de Perseu.
A captação do som foi possível após a tradução de dados astronômicos de pesquisas realizadas com materiais do telescópio ‘Observatório de raios-X Chandra’ lançado pela NASA e gerenciado pelo Laboratório de Jato-Propulsão desde 1999.
Os cientistas explicaram que um aglomerado de galáxias possui grandes quantidades de gás que envolvem centenas, ou mesmo milhares de galáxias dentro dele, fornecendo um meio para as ondas sonoras viajarem, se propagarem.
Audição Humana
E olha que interessante. Essa nota extraída pelos pesquisadores não pode ser ouvida por humanos.
Para que isso fosse possível, os sinais foram sintetizados novamente no alcance da audição humana, ou seja, 57 e 58 oitavas acima do tom verdadeiro.
No vídeo publicado pela agência com o áudio, as cores azul e roxo representam os dados de raios-X capturados pelo Chandra.
Som no espaço
É comum a informação de que não há som no espaço. Em partes, é verdade, já que a maior parte dele é essencialmente um vácuo.
Porém, os pesquisadores da Nasa alertam que essa afirmação pode ser um equívoco, como o exemplo do próprio aglomerado de galáxias.
Inclusive, o MIT (Massachusetts Institute of Technology) também divulgou um áudio com a representação de um buraco negro devorando uma estrela em órbita.
Ouça abaixo o som do buraco negro divulgado pela Nasa e se impressione:
Representação de um buraco negro devorando uma estrela em órbita:
Com informações de F5 Online

Meme com Vini Jr e Haaland em “As Branquelas” diverte a internet e passa de 84 milhões de views
Horário do jogo Brasil x Noruega não vai mudar; a FIFA recuou
Vozinha pode jogar no Brasil após sucesso na Copa; 3 clubes negociam com goleiro de Cabo Verde
Menino de 3 anos é resgatado após 6 dias sob os escombros na Venezuela: “milagre”
Argentina x Cabo Verde: brasileiro já sabe para quem vai torcer; veja motivos
Pato salva galinha e carrega a ave nas costas em resgate emocionante na China; vídeo
Nadadora brasileira de 56 anos entra para o Guinness após completar travessia mais difícil do país
‘O Diabo Veste Prada 2’ em casa: filme vai estrear no streaming este mês
Idosa reencontra irmão perdido após 73 anos graças ao LinkedIn; parente vivo mais próximo