Helena Nader é a 1ª mulher a presidir Academia Brasileira de Ciências

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Helena Nader é a 1ª mulher a presidir Academia Brasileira de Ciências
Helena Nader é a primeira mulher a ocupar o cargo em 106 anos da ABC - Foto: divulgação

A biomédica Helena Nader acaba de tomar posse da presidência da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a nomeação é um marco histórico, como adiantou o Só Notícia Boa em abril. Reveja aqui.

Sendo a primeira mulher a ocupar o cargo, a pesquisadora foi escolhida através de uma votação do movimento da ABC para que haja maior representatividade de gênero feminino em seus quadros.

“Me considero uma pessoa privilegiada por ter tido tantas oportunidades na vida e por estar, agora, presidindo, como mulher, uma instituição centenária, ao lado de uma diretoria da mais alta qualidade. Espero que possamos motivar ainda mais a ciência brasileira”, declarou a nova dirigente da ABC.

Recentemente, a entidade também elegeu, pela primeira vez, mais mulheres do que homens como membros titulares para o ano de 2022. Entre os 13 nomes escolhidos para a categoria, oito são mulheres.

Cargos importantes

Não é a primeira vez que Helena Nader ocupa cargos importantes. Ela também foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 2011 e 2017, entidade onde atualmente é a presidente de honra.

A pesquisadora da Unifesp também ocupou a presidência da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) nos anos de 2009 e 2010 e é co-presidenta da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS).

Com bacharelado em Ciências Biomédicas pela Unifesp e licenciada em Biologia pela Universidade de São Paulo (USP), Helena Nader tem como objeto de pesquisa a heparina, um composto que evita a coagulação do sangue e impede a formação de trombos.

Como pesquisadora e bolsista de produtividade nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a biomédica já publicou mais de 380 artigos em revistas científicas internacionais e já formou 46 mestres e 51 doutores.

Representatividade

Helena conta que ocupar o cargo é um privilégio. Como presidente, ela quer incentivar ainda mais a ciência brasileira.

Helena se destacou desde o início da carreira, por defender ativamente a ciência, tecnologia, inovação e educação brasileira.

A biomédica também sonha em promover a igualdade de gênero e pluralidade na ciência. Como presidente da ABC, ela garante que essas serão pautas prioritárias na organização.

Helena Nader foi empossada na última quarta-feira (04), em uma cerimônia realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

A eleição contou com 398 votos a favor e 22 abstenções

A pesquisadora encabeçou chapa única no pleito e assume o cargo pelo triênio 2022-2025.

Nova presidente da Academia Brasileira de Ciências - Foto: reprodução

Nova presidente da Academia Brasileira de Ciências – Foto: reprodução

Com informações de Eu Estudante