Tem chuva de meteoros raros esta madrugada e poderá ser vista no Brasil

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Tem chuva de meteoros raros esta madrugada e poderá ser vista no Brasil
A chuva de meteoros que acontecerá nesta semana é um evento raro e está sendo estudada há anos - Foto: iStock

O mês de maio vai se encerrando com um presente que vem dos céus, literalmente. Na madrugada desta segunda para terça-feira (31), acontecerá uma chuva de meteoros rara, que poderá ser vista de várias cidades brasileiras. (veja mapa das cidades abaixo)

Os meteoros são fragmentos do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3), descoberto em 1930. Essa pode ser a primeira vez em que a Terra vai passar na região onde está uma concentração maior de poeira e de detritos do cometa, que geram os meteoros e iluminam o céu. A previsão é de mais 17 mil detritos por hora! A festa no céu começa logo após a meia-noite.

“O fenômeno tem a possibilidade de ser fora do comum, porque o cometa que produz essa radiante se fragmentou. Então, a Terra passa dentro da nuvem de fragmentos e há a possibilidade de uma chuva de meteoros maior”, explica Heliomárzio Moreira, professor de física e astronomia.

Mais de 17 mil meteoros 

Astrônomos do Observatório Nacional dizem que chuva atípica, denominada Tau Herculids, pode gerar uma visibilidade de 17.859 detritos por hora.

Eles também confirmam que não será necessário nenhum tipo de equipamento para assistir ao espetáculo.

E informam ainda que os riscos luminosos devem aparecer em partes diferentes do céu.

A Tau Herculids deve atingir mais a América do Norte, porém, em alguns locais do Brasil a visibilidade pode chegar a até 50% do fenômeno.

O fenômeno aparecerá mais forte em estados do Norte e Centro-Oeste, mas também poderá ser visto em outras partes do país, com menos estrelas cadentes visíveis. (veja mapa das cidades abaixo)

Como ver a chuva de meteoros

Torça para o céu estar sem nuvens onde você está. Fatores como a poluição luminosa e céu nublado podem prejudicar a visualização, como explica Heliomárzio, que também é membro voluntário do Grupo de Estudo e Pesquisa em Astronomia e Cosmologia do IFCE (Gepac).

“Na cidade, com uma taxa normal de 100 meteoros por hora, você vê dois ou três – só os mais brilhantes”, destaca sobre más condições nos centros urbanos. Realidade diferente dos municípios do interior onde o cenário é mais favorável.

“A perspectiva da gente ver um espetáculo bem diferenciado, inédito para nossas gerações, é bem grande. A última vez que a gente teve uma chuva nessa intensidade foi em 1833”, diz o estudioso, se referindo à tempestade de meteoros Leonids, que populações temeram o fim do mundo com os riscos no céu.

Melhores locais e horários para assistir

Segundo o Observatório Nacional, o pico para se observar a chuva de meteoros é na madrugada desta terça-feira (31) em dois horários: 0h30 e 2h15.

Confira a taxa de visibilidade em cada cidade brasileira na tabela abaixo, disponibilizada pela Brazilian Meteor Observation Network (Bramon)

Taxa de meteoros por hora de cada capital brasileira - Foto: reprodução Bramon

Taxa de meteoros por hora de cada capital brasileira – Foto: reprodução Bramon

Ilustração mostra tempestade de meteoros em 1833 que causou temor na população - Foto: Adolph Vollmy

Ilustração mostra tempestade de meteoros em 1833 que causou temor na população – Foto: Adolph Vollmy

Com informações de Diário do Nordeste